A saúde da pele

A saúde da pele

Maior órgão do corpo humano, representando cerca de 15% do peso corporal, a pele merece toda a atenção de quem quer manter a saúde em dia e o bem-estar em alta

Parece estranho, mas a pele é, sim, um órgão como outro qualquer. A exemplo dos pulmões ou do coração, ela possui funções importantíssimas para a manutenção da saúde do organismo. É dela a responsabilidade de regular a temperatura do corpo, defender o organismo, controlar o fluxo sanguíneo, proteger contra diversos agentes ambientais e também desempenhar várias funções sensoriais, como de frio, calor, dor, pressão e tato. O órgão, que é o maior do corpo humano, é formado por três camadas principais. A mais externa é a epiderme, que funciona como uma verdadeira parede protetora e ainda dá origem a unhas, pelos e outros “anexos cutâneos”. Na sequência, está localizada a derme, responsável pela resistência e pela elasticidade da pele. Já a mais interna das camadas recebe o nome de hipoderme, que dá proteção ao corpo contra traumas físicos e serve como um verdadeiro depósito de calorias. 

É por ser tão importante para a saúde do corpo todo que a pele merece cuidados especiais. E as intercorrências mais comuns relacionadas ao órgão, que corresponde a 15% do peso corporal, vão mudando ao longo da vida. “No período neonatal, a pele sofre modificações para se adaptar da realidade intrauterina para o meio exterior. Para os recém-nascidos, a pele exerce um importante papel fisiológico, tanto na regulação da temperatura do corpo, quanto como uma barreira protetora contra infecções”, reforça a dermatologista Ana Paula Aprilli (CRM: 87.245). 

A especialista reforça que o protetor solar deve ser o melhor amigo da pele desde os seis meses de vida, com o uso de produtos específicos para a faixa etária — antes disso, o produto pode ser um risco para a saúde. Ainda na infância, os hidratantes podem ser poderosos aliados da pele e devem ser utilizados de acordo com a recomendação de um especialista. Os pais devem estar atentos, ainda, a problemas comuns da idade, como quadros alérgicos, principalmente a dermatite atópica.

Quando chega a adolescência, a principal queixa passa a ser a acne. “As espinhas costumam aparecer, tanto em meninas, quanto em meninos, por conta da intensa estimulação hormonal. A testosterona, por exemplo, aumenta a secreção sebácea que, por sua vez, causa acne. Existem várias abordagens terapêuticas para ela. O tratamento deve começar logo para evitar o aparecimento das cicatrizes”, acrescenta Ana Paula. 

Entre os jovens, no entanto, outro problema vem se tornando cada dia mais comum: as estrias. “A procura precoce pelo aumento de massa muscular nas academias, entre os homens, e os implantes mamários cada vez mais cedo, entre as mulheres, são fatores que ajudam a elevar a prevalência das estrias entre os jovens”, ressalta o dermatologista Renato Soriani Paschoal (CRM: 121.106). Mais uma vez, iniciar o tratamento imediatamente pode ajudar a garantir resultados satisfatórios. 

Prevenir é o melhor remédio

Cuidar bem deste imenso órgão humano desde a infância é a receita ideal para quem quer garantir uma pele saudável na vida adulta. No entanto, há inúmeros recursos que podem ajudar. “Na vida adulta, é preciso intensificar o uso de fotoprotetores, antioxidantes e nutracêuticos que beneficiam a pele”, recomenda a dermatologista Ana Paula, reforçando a necessidade de consultar um especialista antes de qualquer atitude. 
Como explica Renato Soriani, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de 2006, demonstrou que os principais motivos que levavam os pacientes aos consultórios de dermatologistas eram as alterações de pigmentação (manchas) e as micoses. Quedas de cabelo, alterações nas unhas e tumores de pele também estavam, e continuam, entre os principais motivos. “Mas, nos últimos anos, o envelhecimento da pele tem se tornado uma queixa cada vez mais comum. Isto porque a dermatologia é a especialidade médica dedicada, também, aos cuidados cosmiátricos e estéticos da pele”, acrescenta o especialista.

Em qualquer fase da vida, as melhores atitudes para garantir uma pele saudável são usar filtro solar e hidratante adequados. “Com orientação médica, os antioxidantes em forma de cremes, peelings mecânicos ou químicos, além de associar tecnologias como laser, ácido hialurônico, toxina botulínica e outros produtos”, lista Ana Paula. No entanto, é nos hábitos de vida saudáveis que estão as ações mais eficazes. “Alimentação equilibrada, consumo adequado de água e atividade física regular são essenciais para garantir a saúde de qualquer órgão do corpo humano, inclusive a pele”, salienta Renato. Ingerir bastante água também é uma receita infalível, capaz de ajudar a manter a pele firme e bem hidratada. O dermatologista reforça, ainda, que o uso de produtos adequados de higiene, hidratação e proteção solar são indispensáveis. De acordo com os dermatologistas consultados, não há hora certa para começar a se preocupar com o aparecimento das rugas. “Mais importante do que isso é cuidar da saúde da pele como um todo desde a infância, como pais. Se a idade já chegou e as rugas se tornaram realidade, mas não prejudicam de nenhuma maneira a qualidade de vida do indivíduo, então não há com o que se preocupar”, alega Renato.

Muito além da pele
A procura por massagens tem aumentado consideravelmente. Isto porque as pessoas estão cada vez mais priorizando o bem-estar e a qualidade de vida. Além do relaxamento, fortalecer e revitalizar a pele já seriam bons motivos para investir em uma bela massagem, resultado da combinação entre profissionais qualificados e produtos adequados. “Os benefícios das manobras e do toque terapêutico podem ser potencializados pelas propriedades dos óleos essenciais e óleos vegetais utilizados, produzindo um efeito direto sobre a pele”, argumentam a naturóloga Daniela Girotto e as fisioterapeutas Renata Bonfim e Larissa Pessin, profissionais do Espaço.





Mais praticidade

Para facilitar a vida das mulheres diante da correria do dia a dia, marcas de beleza criaram produtos multifuncionais que garantem mais praticidade, com ativos que agregam diversas funções em um mesmo frasco. Em sua linha de fotoprotetores diários, a Adcos é uma das marcas que se preocupou em atender a essa demanda. Entre os destaques estão o Filtro Solar Tonalizante Duo Cake, o Bloqueador Solar Tonalizante Base Stick FPS 55 e o Filtro Solar Tonalizante Pó Compacto FPS 30. “Práticos e ideais para a rotina da mulher moderna, esses produtos agregam proteção contra os raios UV e contra a luz visível, maquiagem e ação anti-idade devido à presença de ativos antioxidantes e antiglicantes”, explica Rosane Piacenti, diretora franqueada da Adcos em Ribeirão Preto.

Zamboê San, instalado em Ribeirão Preto desde dezembro de 2013. A lista de benefícios, no entanto, é bastante extensa, especialmente quando se fala da massagem ayurveda, uma das mais procuradas no local. “Recomendada para todos os tipos de pessoas, incluindo crianças, gestantes e idosos, a massagem é a principal técnica da ayurveda, ciência da saúde e da longevidade muito difundida na Índia”, garante Daniela
Os benefícios imediatos da ayurveda são estimular os sistemas linfático e circulatório, auxiliar a desintoxicação do organismo, melhorar o sono, diminuir dores e tensões, restaurar a energia física e mental, além de relaxar. Já a longo prazo, essa técnica ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, fortalecer o sistema imunológico, proteger a pele de infecções, diminuir o estresse e a ansiedade. “No Espaço Zamboê San, todas as nossas técnicas têm como objetivo principal o bem-estar. Além da ayurveda, trabalhamos com a thai yoga, shiatsu, pedras quentes, reflexologia, massagem clássica, entre outras”, pontuam Renata e Larissa.

Compartilhar: