Sem desculpas para ficar parado

Sem desculpas para ficar parado

Pelo menos, 30 minutos de exercícios já ajuda a garantir mais saúde e qualidade de vida

Atualmente é difícil encontrar quem não reclame da falta de tempo. O trabalho ou os estudos ocupam boa parte da agenda, enquanto a atenção à família e aos demais compromissos sociais dá conta de lotar o restante do tempo. Restam poucas brechas, então, para as demais atividades — incluindo as físicas. Esta é a desculpa pronta de muitas pessoas, e não deixa de ser uma verdade. No entanto, é possível, sim, encontrar disponibilidade para colocar o corpo em movimento, ainda mais se esta atitude for capaz de manter o corpo saudável e equilibrar a mente.

É isto que defende o diretor técnico do Studio 2You, Marcelo Rocha, que atua como educador físico desde 2004. “Para os nossos alunos, indicamos, no mínimo, três horas de atividade física semanais, sendo dois treinos durante a semana e um no final de semana, ao ar livre. Se estas atividades forem executadas com o auxílio de um profissional, de forma personalizada, os resultados serão ainda melhores”, garante o especialista.  Para Marcelo, maiores do que os ganhos físicos, como condicionamento do sistema cardiorrespiratório e o fortalecimento muscular, ósseo e articular está o equilíbrio da mente. “Na hora do exercício, o corpo entra em sintonia com a mente e o indivíduo consegue esquecer um pouco da rotina e dos problemas. Com o tempo, aquele tempo dedicado à atividade física se tornará, sem dúvida, um momento de lazer”, afirma o professor.

Um dos segredos para isso é buscar uma atividade que dê prazer ao praticante. “Não existe um exercício mais ou menos indicado. O que deve ser observado é justamente a aptidão e o gosto do aluno”, avalia Marcelo. Para desenvolver o sistema aeróbio, as mais comuns são caminhada, corrida, bicicleta e corda; já para o sistema anaeróbio, muitos praticantes investem em treinamento funcional, musculação e Pilates.

Esta também é a realidade da Aquário Fitness Center, consagrada pelas aulas de natação, hidroginástica e hidroterapia, mas que também oferece outras atividades. “A falta de tempo é a realidade de muitos dos nossos alunos. Para essas pessoas, as atividades personalizadas, mesmo que apenas duas vezes por semana durante 30 minutos, já contribuem bastante”, ressalta a fisioterapeuta Letícia Benedini de Oliveira, que é especialista em Pilates, Treinamento Funcional e Fisioterapia Neurofuncional. 

Segundo a fisioterapeuta, o Pilates, por exemplo, é ideal para quem objetiva aumentar a força muscular e a flexibilidade, além de adequar a postura, trabalhar a conscientização da respiração correta, aprimorar o equilíbrio estático e dinâmico, melhorar a coordenação motora e a concentração. “Além disso, a atividade ainda ajuda a aliviar rapidamente sintomas de dor, inflamação e fadiga muscular”, lista a especialista.
Indicado para pessoas de todas as idades, o Pilates funciona bem para quem tem pouco tempo disponível porque demonstra resultados com apenas uma hora semanal de atividade regular. “No sistema individualizado, o treinamento funcional, a musculação e a hidroterapia também podem ser excelentes opções para quem tem apenas meia horinha”, finaliza Letícia.

O mesmo princípio da personalização vale na Atriun Fitness Center, que acaba de mudar de endereço. “Trabalhamos com treinos de cerca de 50 minutos, envolvendo exercícios de musculação, funcional e cross, sempre observando de perto a execução de cada movimento”, afirma o educador físico, Reginaldo Montechi de Assumpção. O espaço, que consagrou-se justamente por conta do personal training, também desenvolve, agora, atividades de cross indor e Pilates. 

Para determinar a atividade mais indicada ou o tempo ideal para sua realização, é preciso, antes de mais nada, conhecer os objetivos do praticante. “Com essa meta estabelecida, a parceria entre profissional e aluno é sempre o caminho mais curto para a conquista desejada”, finaliza o professor. 

Termogênico de repouso
Este é o nome dado ao composto encontrado na Farmácia Essence de Manipulação, comandada pela farmacêutica e empresária Raquel Benedetti. “Sua fórmula é composta por chá verde, cafeína, capsiate e citrus aurantium”, lista a especialista. Segundo Raquel, a finalidade da combinação é auxiliar na queima de caloria mesmo em repouso. Isto porque a fórmula transforma as calorias provenientes da alimentação e das reservas do corpo em energia. “Assim, a temperatura corporal aumenta, acelerando o metabolismo ao longo do dia e, por consequência, contribuindo para a perda de peso”, explica, reforçando que a prática de atividade física pode potencializar os resultados. Raquel acrescenta, no entanto, que é preciso buscar orientação médica ou nutricional antes de consumir qualquer medicamento. “Indivíduos com maior sensibilidade à cafeína podem apresentar uma agitação mais elevada e dificuldade para dormir. O produto também exige maior cautela de pessoas com problemas estomacais ou dificuldade de digestão”, alerta Raquel.

Mude sua rotina
por Marcelo Rocha
Para quem acha complicado reservar uma pequena parte da agenda para as atividades físicas, adotar algumas atitudes simples no dia a dia pode fazer toda a diferença
Alimentação balanceada: no dia a dia, dê preferência a frutas, verduras, carnes magras, peixes e alimentos integrais
Caminhadas: se não dá para ir ao 
parque ou para a esteira, deixe o 
carro na garagem na sua próxima 
visita à padaria, por exemplo
Direto para o trabalho: quando a distância permitir, adote a bicicleta como meio de transporte ou caminhe até o trabalho
Hora de brincar: com as crianças, escolha brincadeiras que exijam mais esforço, como esconde-esconde ou pega-pega
Adeus, elevador: se você mora em 
um edifício, trocar o elevador pela 
escada já pode ser um bom começo 
para sair do sedentarismo.

Compartilhar: