Pradópolis: Do café à cana-de-açúcar

Pradópolis: Do café à cana-de-açúcar

Essas duas culturas exerceram um papel determinante no desenvolvimento de Pradópolis

Os antecedentes históricos de Pradópolis se confundem com a implantação da lavoura cafeeira na região da Alta Mogiana. Por volta de 1865, a área onde a cidade está localizada era ocupada pela fazenda Santa Maria, que contava com 14 mil alqueires de café. O proprietário, o capitão Gabriel Diniz Junqueira, faleceu em 1873. A fazenda, então, foi vendida para Rodrigo Pereira Barreto e ganhou o nome de El Dourado.  Em 1889, mais uma mudança. As terras passaram para as mãos da família Antônio da Silva Prado, que rebatizou o local como Fazenda São Martinho. 

Em solo fértil, as plantações renderam bons frutos. Em 1905, a São Martinho possuía 3,5 milhões de pés de café, sendo considerada a segunda maior em produção no mundo, perdendo apenas para a Fazenda Dumont, com 5 milhões de pés. Faltava, no entanto, mão de obra para cuidar dos cafezais. A solução veio com a chegada de imigrantes, principalmente italianos e japoneses, que foram muito bem acolhidos. Para abrigar os novos moradores, inclusive, o coronel Henrique Ribeiro, gerente da fazenda, solicitou que Júlio Macozzi, um engenheiro italiano, planejasse o traçado de um vilarejo dentro da propriedade, além de um loteamento agrícola, o Capão Grande. Desse projeto, nasceu Pradópolis.
 
Por causa do declínio da cultura do café, a população buscou e encontrou uma alternativa eficiente para retomar a economia: a cana-de-açúcar. Desde a instalação da Usina São Martinho, na década de 1950, a cidade despontou no cenário sucroenergético, obtendo reconhecimento nacional e internacional. Com 59 anos recém-completados, Pradópolis também tem outros atrativos: uma atmosfera bem tranquila e agradável — típica do interior —, áreas arborizadas, lagos, moradores extremamente receptivos e uma série de eventos, culturais e esportivos. 

A Usina São Martinho fez com que a cidade despontasse no cenário sucroenergético

Compartilhar: