Ribeirão Preto: Terra de Oportunidades

Ribeirão Preto: Terra de Oportunidades

Polo tecnológico e de serviços, Ribeirão Preto também se destaca pelo turismo de negócios e de eventos, com diversidade em lazer, em cultura e opções para todas as idades

Vigésimo quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, Ribeirão Preto conta com infraestrutura avançada e diversidade em entretenimento, comércio, modernos polos educacionais e de saúde, além da indústria de pequeno e médio porte. Classificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, entre os 35 municípios brasileiros com maior taxa de aumento populacional, oferece aos seus mais de 674 mil habitantes e milhares de visitantes que chegam todos os dias, uma gama diferenciada de opções em investimentos, serviços e entretenimento.

Fundada em 1856, teve seu desenvolvimento alicerçado, primeiro pela agricultura, em especial a cultura do café. Porém com a sua desvalorização a partir de 1929, o produto foi perdendo espaço para outras culturas e, principalmente, para o setor industrial. Na segunda metade do século XX foram incrementados investimentos nas áreas de saúde, biotecnologia, bioenergia e tecnologia da informação, sendo a cidade declarada, em 2010, como “polo tecnológico”. Essas atividades atualmente fazem com que Ribeirão Preto tenha o 25º maior PIB brasileiro, além de ocupar a 17ª posição na lista das 100 melhores cidades para construir carreira profissional no Brasil, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo pesquisa da Urban Systems e Sator, empresa especializada em pesquisa comportamental e análise de dados estatísticos, Ribeirão Preto foi considerada a 19ª cidade brasileira e a 6ª no Estado de São Paulo, com o maior potencial de desenvolvimento em 2016. Segundo o Índice de Potencial de Consumo, medido pela IPC Marketing Editora, em 2017, a cidade ocupa a 15ª posição no ranking nacional de potencial de consumo e o 4º lugar no ranking estadual. Em 2016, estava na 20ª posição no ranking nacional e em 6º lugar no estadual.

Posições galgadas graças ao desempenho de setores economicamente fortalecidos, como a indústria, os serviços, a saúde, a educação e também ao calendário de eventos que atrai milhares de visitantes à cidade, impulsionando a economia local. Um exemplo disso é a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e a Agrishow, que movimentou na edição deste ano, mais de R$ 2,2 bilhões, atraindo público nacional e internacional de 159 mil visitantes. A cidade possui a maioria dos indicadores elevados e acima da média nacional, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é de 0,800, sendo o sexto maior do Estado de São Paulo, o oitavo da Região Sudeste e o 40° no Brasil.
 
Uma cidade com diversidade cultural, que agrada a todos os gostos e idades. Na área da gastronomia, praticamente todas as culinárias do mundo estão representadas na cidade. No setor de lazer, existem muitas opções. Quem chega à cidade a estudo, a trabalho ou a passeio encontra receptividade e oportunidades para se fixar e se desenvolver com bem-estar e segurança. Terra de clima quente, tem no chope gelado um de seus principais atrativos. São diversos teatros, museus, cinemas, mais de 170 praças e parques, shoppings, entre outros espaços. 

O calendário de eventos, nas mais diversas áreas do conhecimento, da música, de shows, de religiosidade, do agronegócio, da biotecnologia, de feiras técnicas, entre outros segmentos, contribui com a economia local. Tanto que Ribeirão Preto foi escolhida pelo Ministério do Turismo, entre quatro cidades do Estado de São Paulo e outras 64 localidades de todo o Brasil, como indutora do desenvolvimento turístico regional. 

Fotos:  J F Pimenta, Ibraim Leão , Carlos Natal, Roberto Galhardo e  Jalf Ribeiro. 

Compartilhar: