Sales Oliveira: Capital da palha

Sales Oliveira: Capital da palha

Sales Oliveira surgiu, como muitas outras cidades da região, graças às fazendas de café e das ferrovias; hoje, a “cidade sorriso” é líder na produção de palha artesanal para cigarros

O povoado começou com a chegada dos trilhos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, em 1899. No ano seguinte, o tenente-coronel, João Damasceno Pereira, construiu ali uma casa comercial e um hotel e, assim, o povoado foi crescendo. Inicialmente chamado de Santa Rita de Sales, o nome homenageava, simultaneamente, a padroeira Santa Rita e seu patrono.

Também para prestar uma homenagem, surgiu o nome Sales Oliveira, em referência a Francisco Sales Oliveira Junior, presidente da Companhia Mogiana e pai de Armando Sales Oliveira, governador de São Paulo nos anos 1930. Francisco faleceu em 23 de setembro de 1899 e teve seu nome dado à estação que originou o povoado. Com o passar do tempo, o nome da estação se sobrepôs ao de “Santa Rita de Sales” e foi oficializado no momento em que a localidade tornou-se Distrito de Paz de Nuporanga, em 1906.
A Estação de Sales Oliveira, que deu origem ao povoado, é um dos pontos históricos da cidade
Sales Oliveira tornou-se distrito de Orlândia em 1909 e foi emancipada em 1945. A economia da cidade se baseia, principalmente, na manufatura da palha de milho para o mercado tabagista. As “palheiras” produzem matéria-prima de qualidade reconhecida por todo o estado e utilizadas por marcas nacionais.

Foto: Léo Figueiredo

Compartilhar: