Serra Azul: Além do horizonte
Coreto da Praça Divino Espírito Santo, onde está instalada a primeira paróquia da cidade

Serra Azul: Além do horizonte

A menos de uma hora de Ribeirão Preto, Serra Azul conquistou autonomia político-administrativa há 90 anos e vem se desenvolvendo baseada na agropecuária

O contorno azulado de elevações serranas vistas no horizonte, correspondentes à Serra de Batatais, e as escarpas à noroeste da Mantiqueira mostram que ali está Serra Azul, uma cidade localizada a 45 km de Ribeirão Preto, que abriga quase 14 mil habitantes em 300 km² de área. O Patrimônio do Divino Espírito Santo de Serra Azul surgiu em 1878, quando, em 29 de abril, foi lavrada escritura pelo Major Manoel Jacinto do Nascimento, de doação de terras para sua formação, em torno de uma pequena capela que já existia no local. 

Após sete anos, em 10 de março de 1885, foi elevado à freguesia em terras do município de São Simão. Em 21 de julho de 1893, foi criado o distrito e, depois disso, tiveram duas outras doações de terras para aumentar o patrimônio da futura paróquia. Finalmente, em 10 de março de 1913, foi criada a Paróquia de Serra Azul e, somente 14 anos mais tarde, em 14 de novembro de 1927, foi conquistada a autonomia político-administrativa de um município. 

Atualmente, a economia da cidade se baseia em três pilares: agropecuária, administração e serviços públicos, e serviços em geral. A indústria também tem grande representatividade na geração de renda da cidade, que é vizinha de Serrana, Cravinhos e Santa Cruz da Esperança. 

 

Compartilhar: