Serrana: Posição privilegiada

Serrana: Posição privilegiada

A 23 km de Ribeirão Preto, Serrana tem potencial para ser um polo industrial e de logística do interior de São Paulo

Muito próxima de Ribeirão Preto, Serrana pode ser considerada uma cidade-dormitório, já que grande número de seus habitantes trabalha no município vizinho. A população estimada, em 2015, era de quase 43 mil habitantes, mas estima-se que esse número seja maior devido à população flutuante (diversos trabalhadores e suas famílias vêm de outros estados para a cidade em busca de emprego). Aliás, essa vocação — e essa miscigenação — está sendo trabalhada de uma maneira muito positiva: a administração criou um Centro de Tradições Culturais, que objetiva fortalecer o turismo e a gastronomia, valorizando esses povos, qualificando a mão de obra, gerando mais empregos e proporcionando renda ao município. A posição privilegiada também confere a Serrana potencial para ser um polo industrial e de logística do interior de São Paulo. 

A cidade vem se desenvolvendo de forma ordenada, conta com dois novos loteamentos e, até o próximo ano, deve ter 100% do esgoto tratado. Também está sendo desenvolvido um novo plano diretor, para os próximos 30 anos, projetando uma nova expansão urbana e vislumbrando investimentos para atrair novas empresas. Hoje, a principal atividade econômica de Serrana é a agroindústria canavieira, mas a prestação de serviços, as indústrias de usinagem e implementos agroindustriais e o comércio também estão inseridos no contexto econômico.

Serrana se destaca, ainda, em outras frentes, como a educação, por exemplo. A cidade é pioneira mundial em educação com tecnologia. Em 2008, foram instaladas lousas, carteiras e salas digitais nas unidades públicas municipais. Seguindo o exemplo, outros municípios do país também adotaram a iniciativa, que foi patenteada pelo Governo Federal. Ainda nessa área, Serrana tem um polo presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) com prioridade na formação de professores para a Educação Básica. Em parceria com as Universidades Federais de São João Del Rei e Alfenas, oferece cursos de especialização em Práticas de Alfabetização e Letramento, especialização em Matemática e Práticas de Ensino e bacharelado em Administração. Serrana conta também com uma Escola Técnica Estadual (Etec) do Governo do Estado de São Paulo, que disponibiliza cursos de logística, secretariado, química e administração. 

Outra questão importante é o hospital regional, que era para ter sido entregue no segundo semestre de 2010 com atendimentos nas áreas de ortopedia e neurologia clínica, mas, questões financeiras e impasses retardaram a finalização da obra. Agora, esses problemas estão sendo solucionados, a construção está em andamento e o hospital tem previsão de inauguração em 2018.

Compartilhar: