Paulo Viarti

Paulo Viarti

Bem-Vinda ao Clube dos 1000

31 de janeiro de 2020. Nesta data, ao atingir a marca de 1.000 edições, Revide se junta a algumas das mais importantes e emblemáticas publicações brasileiras: Veja, Exame, IstoÉ, em atividade até hoje, Manchete e Contigo, já extintas.

Independentemente da linha editorial, além de chegarem à milésima edição, todas são ou foram referência no mercado — e  quem trabalha neste meio sabe o quão difícil é manter uma revista em circulação por 34 anos ininterruptos, ainda mais fora dos grandes centros do país. Ao longo dessas 1.000 edições, Revide enfrentou momentos turbulentos, crises, mas sempre conseguiu sair delas ainda mais forte.

Eu tive o privilégio de participar de algumas edições, no final da década de 90 e início dos anos 2000, quando trabalhei por quase dois anos na Revide ao lado de pessoas que se tornaram meus amigos: Murilo, Bel, Ana Cândida, Regina, Eliezer, Alexandre, Rodrigo, Dani, Alessandra, Jaque, o saudoso Rubinho. Além do bom astral que havia na redação, o ótimo ambiente de trabalho era fortalecido pelos diversos encontros e happy hours que invariavelmente organizávamos. Na época, a Revide ainda não havia atingido sua maioridade e talvez nem soubesse que trilharia uma bela trajetória no jornalismo da cidade.

A Revide me possibilitou transitar pelas principais editoriais do jornalismo, como economia, política, esportes, cultura, e algumas reportagens e projetos especiais guardo ainda hoje comigo na memória: a entrevista com o cantor e compositor Chico Buarque e os projetos Conheça Ribeirão, que, com fascículos encartados na revista, acabou se transformando em um livro, hoje fonte de pesquisas para muitos alunos; e Personalidades de Ribeirão, que retratava as figuras que fizeram história na cidade.

Por falar em resgate da história, essa é uma tarefa que Revide soube executar muito bem. Ao longo de suas 1.000 edições, também acompanhou a modernização do jornalismo impresso e digital e se tornou referência no mercado editorial da região de Ribeirão Preto. Enquanto alguns veículos de comunicação surgiram e fecharam suas portas na cidade, Revide continua na ativa, prestando relevantes serviços para a população, gerando empregos e atraindo a atenção do mercado publicitário.

Do período em que trabalhei na Revide ficaram as boas histórias, as amizades duradouras, o aprendizado e a lição de que nunca devemos desistir de um sonho. Revide é prova disso. Que as próximas 1.000 edições sejam ainda melhores. 

Compartilhar: