Combustível da economia

Combustível da economia

Pequenos negócios, que representam 90% do mercado em Ribeirão Preto, geram empregos, melhoram a distribuição de renda e ganham protagonismo ainda maior durante a pandemia do novo coronavírus

Texto: RAISSA SCHEFFER


Além de práticos, por estarem localizados logo na esquina de casa ou no mesmo bairro, os pequenos negócios são considerados o combustível da economia local pela força na geração de emprego e renda. Em Ribeirão Preto, eles representam 90% do mercado e ganharam ainda mais protagonismo durante a pandemia, por estarem mais próximos dos clientes. Contudo, apesar da força, os chamados “negócios de bairro” também sofrem com desafios como a necessidade de transformação digital, profissionalismo em canais de venda, inserção em marketplaces e redes sociais. Especialista no segmento, a analista de negócios do Sebrae-SP em Ribeirão Preto Fernanda Almeida detalha a importância desse mercado e os obstáculos que ainda precisam ser vencidos para que os pequenos negócios tenham ainda mais importância na retomada econômica.

Qual a importância dos negócios locais, chamados de “negócios de bairro" para a economia, especialmente em um cenário de pandemia, como o que estamos vivendo?

Os pequenos negócios são os responsáveis por fazer a economia local girar, geram empregos e movimentam a renda da região. Apesar de terem sido fortemente afetados pela pandemia, algumas categorias dos pequenos negócios têm maior capacidade de adaptação para atender seus clientes em domicílio, fazendo com que a população mantenha o isolamento social, além de customizarem seus produtos e serviços, pois conhecem melhor seus consumidores.

Ribeirão Preto, apesar de ser polo de consumo regional, com grandes centros de compras, conserva esse perfil de negócios de bairro?

Ribeirão Preto é uma cidade que tem, sim, os dois perfis de consumo. Possui centros comerciais estruturados que atraem clientes de uma macrorregião, e também os negócios de bairro, que têm como maior foco atender à necessidade do dia a dia de moradores próximos.

Existem dados sobre esse tipo de negócio no município? Quanto representa do mercado local?

Segundo dados de maio de 2020 do DataSebrae, temos, em Ribeirão Preto, aproximadamente 90 mil micro e pequenas empresas, representando 90% de todos os negócios da cidade. Do total, 54% são do setor de serviços, 30% do setor do comércio, e o restante dos demais setores da economia.

Existe competição direta entre os negócios de bairro e as grandes redes que chegam à cidade?

Nos itens de consumo diário e de menor valor, não costuma haver essa competição em decorrência da praticidade e da conveniência para compra e para consumo. Porém, essa realidade começa a ser alterada conforme se trata de itens de alto impacto no orçamento do consumidor, ou quando se busca produtos ou serviços com características específicas que podem ser encontrados mais facilmente nas grandes redes. Nesse caso, entra também um terceiro competidor, que são as lojas on-line, pois o cliente também vai pesquisar esses produtos na internet.

Aqui em Ribeirão Preto, quais são os segmentos que mais se destacam dentro desse nicho de negócios?

Os segmentos que mais se destacam são os que trazem para o cliente itens de necessidades diárias e imediatas de consumo, por exemplo: minimercados, panificadoras, farmácias, açougues, restaurantes, marmitarias, empórios, pequenos consertos, entre outros.

Quais são os desafios que os empresários e comerciantes de bairro enfrentam? A pandemia agravou obstáculos e criou mais dificuldades? Quais?

O principal desafio identificado foi a necessidade de uma rápida transformação digital, criação ou profissionalização de canais de atendimento e venda on-line, com utilização de ferramentas como WhatsApp, aplicativos de venda, marketplaces e redes sociais. Como consequência a essa mudança de comportamento do consumidor, algumas empresas tiveram de implementar ou adaptar o serviço de delivery.

Quais são os incentivos hoje em dia para que esses empresários não desistam?

Foram disponibilizados alguns benefícios, como prorrogação do pagamento de imposto para os micro e pequenos empresários pelo governo, além de algumas instituições financeiras terem postergado pagamento de empréstimos e financiamentos, surgimento de novas linhas de crédito com melhores taxas e prazos de pagamento. No Sebrae, todos os nossos atendimentos estão sendo realizados de forma 100% gratuita.

Quais os programas do Sebrae desenvolvidos em Ribeirão?

No Sebrae de Ribeirão Preto, estamos desenvolvendo inúmeras ações para apoio ao empreendedor nesse momento desafiador. O Sebrae criou um programa chamado Enfrentar, no qual são trabalhadas cinco ações para o enfrentamento da crise. São elas: inovação nas vendas, proteção ao caixa, conhecendo o crédito certo para o seu negócio, planejamento trabalhista e técnicas de negociação. Esse curso é totalmente gratuito, realizado ao vivo e on-line. Além disso, após a finalização, o empreendedor pode agendar um atendimento individual com um analista para tratar questões direcionadas ao seu negócio. Ainda no formato remoto, estamos realizando o curso Descomplique, que é voltado para quem deseja abrir um negócio, mas acha complicado, ou também para quem quer reformular sua empresa. Nesse treinamento, trabalhamos os principais pilares para iniciar um negócio de sucesso, o comportamento empreendedor, a ideia do negócio, marketing, finanças e sobre a formalização desse empreendimento. Iniciamos a retomada de cursos presenciais, respeitando todos os protocolos, e prezando pela segurança dos nossos clientes, com curso Super MEI – Empreenda Rápido, no qual são feitas orientações para o Microempreendedor Individual poder estruturar melhor o seu negócio e crescer. 

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