Prática ressignificada

Prática ressignificada

Pedagoga e linguista, a colunista do Portal Revide Elaine Assolini discorre sobre a educação no contexto pandêmico

Quando as escolas se fecharam pela primeira vez, no início da pandemia de Covid-19, os profissionais da educação correram contra o tempo. A adaptação ao ensino remoto às pressas causou esgotamento e preocupação. Qual seria o resultado das aulas à distância para crianças? Qual seria o impacto dessa brusca mudança na rotina? Um ano depois das primeiras medidas de isolamento contra o novo coronavírus, há dúvidas que ainda rondam especialistas e pais. Segundo a pedagoga, linguista e colunista do Portal Revide, Elaine Assolini, a parceria entre a família e a instituição de ensino é fundamental para a aprendizagem do aluno, principalmente no atual contexto. “Refiro-me a gestos e atitudes simples, como, por exemplo, o incentivo, o estímulo aos estudos e à participação nas aulas virtuais, o respeito aos horários propostos pela escola, às atividades e tarefas a serem realizadas e entregues pelos alunos. A valorização da escola pelos pais, ou por aqueles que ocupam essa função, tem papel importantíssimo nesse momento que estamos vivendo”, pontua a especialista, que discorre sobre o atual momento da educação na entrevista a seguir.

Como você avalia o processo de aprendizagem durante este período de pandemia, em que o ensino tem sido realizado de forma remota?

Os processos de aprendizagem vêm se dando de maneiras diferentes, visto que dependem das condições de produção nas quais eles se dão. Observamos que, quando, de fato, ocorre parceria entre a escola e a família, a aprendizagem do aluno acontece, e há menos perdas no que se refere aos conteúdos escolares e ao que diz respeito às novas formas de ensinar, tendo em vista que, para contornar os prejuízos na aprendizagem dos estudantes, muitas escolas optaram pelo ensino remoto, não presencial. Quando cito parceria, refiro-me a gestos e atitudes simples, como, por exemplo, o incentivo, o estímulo aos estudos e à participação nas aulas virtuais, o respeito aos horários propostos pela escola, às atividades e tarefas a serem realizadas e entregues pelos alunos. A valorização da escola pelos pais, ou por aqueles que ocupam essa função, tem papel importantíssimo nesse momento que estamos vivendo, o da pandemia trazida pela Covid-19. Conversar sobre a importância dos usos sociais da escrita, contar uma história oral, escutar a criança contando sobre uma brincadeira, observação, etc., pode, também, contribuir com a valorização da escola e da educação. Fóruns de discussão, jogos interativos e músicas podem ajudar nesse processo. Destaco que mesmo pais não alfabetizados podem mostrar aos seus filhos a importância da escola. Outro ponto importante tem a ver com a didática e as práticas pedagógicas escolares desenvolvidas pelo professor. Ensinar por meio remoto é tarefa complexa, que exige ainda mais criatividade, entusiasmo, escuta sensível, atenção constante ao aluno e aos seus chamados. Além disso, as atividades didáticas não podem ser as mesmas dirigidas ao ensino presencial. Cabe ao professor selecionar e diferenciar o que e como irá ensinar. O professor que prepara as aulas considerando as particularidades do ensino remoto proporciona melhores condições de aprendizagem para os alunos. É preciso assinalar também que, no Brasil, há milhões de crianças que não têm acesso à internet, outras milhares não dispõem de dispositivos eletrônicos capazes de suportar programas e aplicativos, que lhes permitiriam, ao menos, escutar as aulas. Essas crianças vêm sendo excluídas do sistema educacional, o que pode trazer consequências ruins para o seu futuro. 

Esse contexto que temos vivenciado, prejudicando o aprendizado presencial, trará que tipo de impacto para os alunos, em um futuro a médio e longo prazo?

Uma das consequências pode ser a deserção escolar. Aliás, esse grave problema já pode ser identificado, com o abandono escolar por parte de muitas crianças e jovens, que, desestimulados, sentindo-se incapazes, ou não conseguindo ultrapassar as dificuldades trazidas por este cenário, o da pandemia, abandonam a escola. A evasão escolar é uma realidade cruel, pois o aluno que abandona a escola, em muitos casos, sente-se incapaz de retornar, imaginando que não conseguirá mais aprender, que já ultrapassou a idade de aprender e de adquirir novos conhecimentos, que não seria acolhido na escola e pela escola. A literatura científica tem comprovado que o fracasso escolar tem como uma de suas raízes o abandono da escola.

Para os profissionais da educação, como deve ser realizado o planejamento escolar nesses tempos?

A respeito do planejamento escolar, faz -se necessário elaborá-lo quase diariamente, uma vez que cabe ao professor fazer ajustes entre o que planejou e o que foi possível realizar, de fato, na aula. Um bom planejamento é marcado pela maleabilidade. É fundamental, também, que o professor reveja e ressignifique suas práticas, pois o ensino remoto requer dinâmicas e didáticas diferentes em relação as que são habitualmente usadas no ensino presencial. 

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