Revide

Revide

Uma empresa de 30 anos

Basta um olhar rápido para o mercado editorial brasileiro para ter certeza de que não é nada fácil manter uma revista em circulação ininterrupta por 30 anos. Se esse produto está fora das grandes capitais, então, a missão se torna praticamente impossível. Mas este não é o caso da Revide, que, com criatividade e persistência, conseguiu superar barreiras e driblar crises históricas, chegando a 2016 consolidada junto aos leitores e ao mercado publicitário. 

Entre os segredos de sua permanência está a capacidade de se reinventar a todo momento. Nessa história, a Revide mostrou toda a flexibilidade necessária para acompanhar os movimentos do setor. Foi mensal, passou a ser semanal, retomou a periodicidade anterior e, novamente, foi publicada a cada semana; distribuída gratuitamente, começou a vender assinaturas e, de novo, tornou-se gratuita; nasceu com viés contestador, agregou outras áreas de interesse do leitor e do mercado, criou cadernos para nichos específicos, reordenou seu conteúdo e agregou novas editorias, deixando outras de lado, até ficar com sua versão atual.

A última grande mudança da Revide aconteceu em 2012, quando o projeto gráfico da revista, acompanhado pelo projeto editorial, foi totalmente reformulado. Naquele momento, além da matéria de capa, uma entrevista em formato próprio e uma matéria especial deram mais corpo à revista, que também voltou a tratar de assuntos políticos e de interesse público em uma nova editoria. 

Sempre em movimento, a Revide, mais uma vez, propõe algumas novidades em sua diagramação. A equipe de arte da publicação se concentrou em agregar elementos que tornassem o produto editorial ainda mais limpo e objetivo, acompanhando as tendências desse mercado. A presença de cores está mais restrita e promete reforçar o conforto dos leitores ao folhear a publicação. 

Novos produtos

Em sua história, a produção de edições e cadernos especiais é um traço marcante. Só para citar alguns, as edições Homens e Mulheres de Destaque e Influentes foram editadas em mais de uma ocasião, assim como cadernos especialmente direcionados aos universos do Turismo, da Beleza e de Qualidade de Vida e o recente projeto direcionado ao Centro, que também já foi tema especial de uma edição inteira em 2015. “Todos esses produtos foram fruto do desejo de atender à demanda do mercado publicitário e aos leitores que acompanham a Revide”, explica Murilo Pinheiro, diretor de redação da revista.

Seguindo a mesma essência, a Revide lançou, como parte das comemorações do seu trigésimo aniversário, as revistas RD e RM. Com periodicidade bimestral, as duas publicações possuem 12 mil exemplares, distribuídos criteriosamente. Com lombada quadrada e 140 páginas, em média, os novos produtos possuem um acabamento diferenciado. A primeira, que chegou ao mercado em novembro de 2015, é direcionada aos segmentos da arquitetura e da decoração. Mais do que moda, a RM destaca em suas pautas, também, temas pertinentes à beleza, à saúde, à qualidade de vida e à cultura. 

Sempre à frente

Na evolução da Revide, também vale destacar seu crescimento digital. Na internet, seu conteúdo foi ampliado para além das páginas semanais. Vídeos, fotos e novas notícias são postadas diariamente. As informações sobre a região de Ribeirão Preto e do Brasil estão sempre atualizadas e podem ser acessadas de qualquer lugar. São 24 horas no ar, mais de 300 notícias mensais, mais de 20 editoriais diferentes e mais de 100 mil visitantes a cada mês. Assim é o Portal da Revide, que tem caído no gosto dos internautas. Para se ter uma ideia, o crescimento foi de mais de 200% em um ano. Nas redes sociais, a interação com os leitores acontece em tempo real. São mais de 29 mil fãs no Facebook, 2 mil seguidores no Twitter, 4,5 mil seguidores no Instagram. A Revide também está presente no Google+ e no LinkedIn. Compartilhar conhecimento, curtir as novidades e comentar as notícias faz parte de um mundo novo no qual a revista já está inserido. Vale destacar, ainda, o APP da Revide, que torna possível acessar todo o conteúdo impresso e on-line da revista de forma ainda mais fácil. 

Palavra da diretora

“Mais do que um veículo de comunicação ribeirãopretano, a Revide é, para mim, a realização de uma vida de trabalho e de transformações. Enquanto desenvolvia cada uma das edições, ora mensais, ora semanais, mas sempre publicadas, contribuía para o registro de parte da história da cidade que escolhi para viver e aprendia muito sobre mim e sobre o mundo corporativo. Entre as lições aprendidas em três décadas de vida empresarial, vale ressaltar a persistência e a capacidade de adaptação entre as principais. A Revide chega aos 30 anos madura e consistente, mas mantendo o espírito rejuvenescido pela disposição para acompanhar as novidades e as mudanças do segmento. Por essas e outras razões, creio que registraremos ainda por muitos anos, assim como participaremos ativamente, da história de Ribeirão Preto.”

Isabel de Farias, diretora

Compartilhar: