Centro  de Trauma
Politraumatizados serão avaliados no setor de Urgência

Centro de Trauma

Unidade do Hospital São Lucas terá emergência modernizada, organizada para atender aos casos de alta complexidade com segurança e eficácia

Foto: Douglas Intrabartolo

Iniciando a operação no dia 1º de agosto, o Centro de Trauma do Hospital São Lucas de Ribeirão Preto conta com moderno setor de emergência, equipe de especialistas com experiência no atendimento de pacientes politraumatizados e de urgências em qualquer tipo de trauma, além de avançados equipamentos de diagnóstico. O atendimento será realizado por escala de gravidade, seguindo protocolos internacionais, com medição de tempo de tratamento e rigoroso acompanhamento em todas as etapas.

Evandro Luís da Cunha Oliveira (CRM: 81.618) é especializado em cirurgia pediátrica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica; atua nas áreas de cirurgias neonatal e pediátrica, videolaparoscopia e Phmetria de 24 horas.
Foto: Julio Sian

De acordo com o cirurgião pediátrico, Dr. Evandro Luís da Cunha Oliveira, o Centro proporcionará ao Hospital e aos pacientes uma atenção otimizada, incrementando os resultados junto ao politraumatizado. “Se consideramos que as lesões traumáticas representam a maior causa de morbidade e mortalidade em crianças e adultos jovens, a presença de um cirurgião pediátrico na equipe é de suma importância”, ressalta Evandro. Junto aos profissionais da UTI Pediátrica, o médico acompanhará desde os casos mais simples até aqueles que requerem intervenção cirúrgica de urgência. 

Paulo Estefano Germano (CRM: 146.073) é cirurgião plástico, com ênfase em oncologia cutânea, reconstrução mamária, cirurgias da mão, fissura e fenda labial; é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e responsável pelo setor de cirurgia plástica reparadora do Grupo São Lucas.

 Outra importante área do Centro é a Cirurgia Plástica Reparadora, que estará sob responsabilidade do cirurgião Paulo Estefano Germano. Esse departamento objetiva corrigir lesões deformantes e defeitos adquiridos. “A cirurgia plástica é fundamental quando existe um déficit funcional parcial ou total, cujo tratamento exige recursos técnicos próprios da especialidade. São procedimentos em que se procura aprimorar ou recuperar as funções e ainda restabelecer a forma mais próxima possível do normal”, explica Dr. Paulo. 

Viviane Cristina de Oliveira é enfermeira especializada em terapia intensiva, urgência e emergência. Atuando no Hospital São Lucas há mais de 10 anos, já coordenou as UTIs adulto e pediátrica e, desde fevereiro, coordena o Pronto Atendimento.
Foto: Julio Sian

Para atender à demanda do Centro de Trauma, Viviane Cristina de Oliveira, enfermeira responsável pelo Pronto Atendimento, explica que esse setor foi ampliado. Agora, há mais uma sala, totalmente equipada com maca e aparelhos específicos para trauma, como monitores e Ranger (sistema de aquecimento de sangue e fluidos), agulhas intraóssea, entre outros itens necessários ao socorro do politraumatizado. “Há cerca de dez meses, o São Lucas vem se preparando para este tipo de atendimento. Equipes médicas e de enfermagem passaram por treinamentos para dar um suporte avançado”, revela Viviane.


Hospital São Lucas
Rua Bernardino de Campos, 1.426
Tel.: (16) 4009.0020
www.gruposaolucas.com.br
www.facebook.com/SaoLucasRibeirao 
@SaoLucasRibeirao

Compartilhar: