Início de testes

Início de testes

Vacina brasileira contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan será testada em Ribeirão Preto com 418 voluntários

Texto: Enrico Molina

Fotos: Luan Porto

A ButanVac, vacina brasileira contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, será testada em Ribeirão Preto com a participação de 418 voluntários. A cerimônia de lançamento do cadastro foi realizada na sexta-feira, 2 de julho, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMRP-USP), com a presença do presidente do Butantan, Dimas Covas.

Para o estudo realizado pelo Hospital das Clínicas, está prevista, inicialmente, a participação de voluntários maiores de 18 anos que ainda não tenham sido vacinados contra o novo coronavírus. Não é necessário ser profissional da área da saúde.

Os testes iniciais com o imunizante, na chamada Fase A, serão desenvolvidos na cidade. Segundo Dimas Covas, a Fase B também será feita em Ribeirão Preto, mas também em São Paulo, onde está sendo produzida a vacina. “É um dia muito importante. Ribeirão Preto vai dar uma grande contribuição para o desenvolvimento dessa vacina com esse estudo que se inicia. Foi construída uma área especial para essa aplicação e já temos mais de 1.100 candidatos inscritos. Eles serão agendados para coleta de exames, que são necessários, e esperamos já na próxima semana iniciar a alocação dos grupos e a aplicação da vacina. Talvez nas próximas duas semanas já consigamos terminar essa fase”, explicou Dimas.

Acompanhado do superintendente do HC de Ribeirão Preto, Benedito Carlos Maciel, do professor chefe do Departamento de Clínica Médica, Jorge Elias Júnior, e do doutor Pedro Garibaldi, o presidente do Instituto Butantan ressaltou as vantagens da ButanVac em relação a outras vacinas. “Primeiro, a tecnologia, disponível de forma ampla no mundo, e o custo. O custo é bem inferior ao que tem sido praticado pelas demais vacinas. Esse é o objetivo. O Butantan desenvolve essa vacina como parte de um consórcio internacional e a ideia é que ela possa ser oferecida principalmente aos países pobres do mundo. Uma vacina altamente eficiente e com custo reduzido é a forma como vamos conseguir combater essa pandemia”, completou Dimas.

Os interessados em participar dos testes como voluntários podem preencher o formulário de cadastramento disponível no site do Instituto Butantan: butantan.gov.br
 

Compartilhar: