Apoio integral ao produtor

Apoio integral ao produtor

Especialista em Direito Agrário e do Agronegócio, o advogado Álvaro Gradim oferece um suporte completo ao produtor rural, em todas as etapas do negócio e em qualquer área jurídica

Quem se dedica à produção no campo sabe que o negócio depende de inúmeros fatores, e não apenas do clima, do solo e de outras questões ligadas ao meio ambiente. A relação desse setor produtivo com a área jurídica é contínua e crescente, uma vez que as regulações e intervenções do Estado no agronegócio são altas e estão em constante transformação.

O trabalho advogado Álvaro Gradim é focado nas necessidades do produtor ruralEsta é a especialidade do advogado Álvaro Gradim. Formado em 2000 pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), com mestrado em Direito Agrário e pós-graduação em Agronegócio, também dedicou-se à especialização em Direito Bancário. Além da experiência acumulada em 16 anos de atuação, o advogado traz no currículo MBAs em Gestão, Finanças, Contabilidade, Auditoria e Mercado de Capitais. “Acredito que a constante busca pelo conhecimento é essencial para o exercício da profissão”, ressalta o advogado. 

Boa parte dos clientes do advogado é formada por produtores rurais. As inúmeras parcerias nas áreas cível, tributária, ambiental, trabalhista, criminal, entre outras, permitem que o advogado atenda a qualquer demanda dos clientes. Para fazer isso com agilidade e comodidade, mantém escritórios em Ribeirão Preto, Cravinhos, Cristalina (GO) e Luis Eduardo Magalhães (BA). 

Além de acompanhar as constantes alterações nas regras que regem o principal setor produtivo brasileiro, Dr. Álvaro presta assistência em cada etapa do negócio. Os clientes vêm de todo território nacional. “Meu trabalho pode começar na hora da escolha de uma área rural. Acompanho a negociação e a compra da propriedade, a elaboração da arquitetura societária e participo de todas as etapas, do projeto. Durante o processo, providencio ou dou encaminhamento todas as e autorizações necessárias. Também acompanho meu cliente das negociações para o melhor custeio até o momento certo da venda do seu produto”, explica o advogado.

Especialmente na solicitação de revisão judicial de crédito rural, Álvaro Gradim tem obtido ganhos expressivos. Em função dos subsídios estatais que envolve, o crédito rural é um dos mais regulados do mercado. As tarifas e comissões pagas às instituições financeiras são determinadas diretamente pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão ligado ao Banco Central. “Na revisão desse tipo de crédito, é possível solicitar a reavaliação de tais tarifas e comissões, de acordo com os critérios do CMN, o que leva, muitas vezes, a revisões interessantes para o produtor”, salienta o advogado. Segundo o especialista, diversos fatores de força maior — como eventos climáticos ou outros fatores imprevisíveis — podem levar a perdões ou prorrogações de dívidas. Em muitos casos, os bancos chegam a devolver recursos aos produtores.

Álvaro faz questão de seguir a cadeia produtiva de cada cliente, de forma personalizada e individual. “Meu trabalho, ao lado dos parceiros, é planejado e executado com foco na perpetuação e prosperidade do negócio, inclusive, preparando herdeiros e sucessores para a atividade, se necessário”, continua Álvaro. 

Compartilhar: