Processos personalizados

Processos personalizados

Com foco em atendimentos customizados, que compreendem e respeitam as necessidades dos clientes, o escritório Dosso Advogados já é referência em Direito Empresarial e Recuperacional

Os advogados Isis Teixeira, Ricardo Dosso e Murilo Carrascosa atuam de modo personalizado em litígios cíveis e empresariaisFundado pelo advogado Ricardo Dosso, que tem mais de 15 anos de experiência em Direito Empresarial e Societário, o escritório Dosso Advogados tem como principal propósito patrocinar questões jurídicas de grande relevância. Desde 2014, a equipe atua em frentes de trabalho especializadas — Direito Societário, Direito Imobiliário, Direito do Agronegócio, Responsabilidade Civil, Recuperação de Empresas e Planejamento Sucessório — com destaque para o assessoramento jurídico em processos de Recuperação Judicial, tanto para devedores quanto para credores, e no planejamento societário e sucessório. 

Os profissionais que compõem a empresa detêm competências polivalentes, ou seja, apesar da especialização técnica, compreendem integralmente o negócio e a questão trazida pelo cliente. “A partir dessa compreensão geral, propomos decisões jurídicas além do universo da advocacia. Avaliamos todos os impactos com exatidão, consideramos as necessidades e as pretensões do empresário, e ponderamos o cenário e as demais partes envolvidas. Enfim, buscamos enxergar o todo”, explica Ricardo.

Demandas inseridas no contexto do agronegócio, por exemplo, dependem de conhecimentos complementares e de estudo personalizado. “É comum atuarmos em casos nos quais a estrutura de trabalho faz com que o desenvolvimento da atividade empresarial e de todos os membros da família dependa do patriarca. Nesse cenário, as relações vão se desenvolvendo naturalmente, mas sem estrutura profissionalizada, o que gera profundos reflexos jurídicos. Não podemos aplicar as mesmas soluções a todas as situações, temos que avaliar cada caso minuciosamente”, ressalta o advogado. É nessa linha de trabalho que o escritório fomenta há três anos, e com sucesso, a prática de soluções personalizadas. 

Sobrevivência das empresas e do patrimônio familiar

Seguindo o procedimento de profunda avaliação dos casos, um dos destaques de atuação do Dosso Advogados é o planejamento sucessório, que corresponde à definição de estruturas jurídicas adequadas para a proteção do patrimônio familiar, otimizando os custos do processo de sucessão e evitando desgastes emocionais entre os herdeiros quando há falecimento dos ascendentes. 

Neste ano, devido à previsão de aumento dos valores para instituição de inventário no Brasil, a demanda por esse serviço aumentou. “Às vezes, as famílias têm um grande patrimônio imobilizado, mas não têm liquidez para pagar o imposto referente à transmissão dos bens. O planejamento sucessório não só gera economia, como ajuda a prevenir problemas entre herdeiros e otimiza a sucessão dos negócios”, comenta Ricardo. 

Recuperação judicial

Ricardo Dosso tem mais de 15 anos de experiência em Direito Empresarial, especialmente SocietárioÁrea que também envolve o patrimônio do cliente e demanda atendimento personalizado, a Recuperação Judicial é mais uma especialidade do escritório, que atua em casos nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Tocantins. A equipe do Dosso Advogados conquistou grande repercussão em função da pioneira atuação em um processo de recuperação judicial de um casal de produtores rurais da região. “O cliente tinha um endividamento enorme, que comprometeria boa parte do seu patrimônio. Viabilizando a recuperação, conseguimos que esse agricultor atravessasse o período sem que nenhum imóvel fosse alienado. O assessoramento jurídico permitiu continuar a atividade agrícola, preservando a rede de fornecedores e os postos de trabalho. Assim, os impostos continuaram sendo recolhidos e os empresários rurais permaneceram gerando riquezas para a sociedade”, explica o fundador do escritório. 

O processo de reestruturação do endividamento da empresa, judicial ou não, é uma importante alternativa para companhias em crise e que reúnem condições para a manutenção de suas atividades. “Fazemos a negociação com credores com base na disponibilidade de recursos do cliente. Pensamos conjuntamente em estruturas de governança que viabilizem a retomada da confiança na empresa pelo mercado”, afirma Murilo Carrascosa, também advogado da equipe. 

Compartilhar: