Em prol do meio ambiente
Regina Kogawa, Joyce Freitas, Lidia Muradás e João Rissato, do grupo Transition Town Ribeirão Preto, ao lado de posto de coleta

Em prol do meio ambiente

Iniciativa sustentável insere seis pontos de coleta de isopor em Ribeirão Preto

Conhecido popularmente como isopor, o Poliestireno Expandido (EPS) permite a reciclagem indefinidamente, o que pode reduzir a fabricação do produto e gerar renda por meio da logística reversa. Para facilitar esse processo de reutilização, a iniciativa Embalo Sustentável EPS, em Ribeirão Preto, introduziu seis pontos de coleta do material pela cidade.

A proposta é resultado de uma parceria entre o grupo Transitions Towns e o Movimento Vira Mais, além de empresas locais, cooperativas e poder público. A ideia é enquadrar o descarte de EPS conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevista na Lei 12.305/2010.

O gestor ambiental João Rissato destaca a importância do projeto em contemplar a sustentabilidade. “No viés social, o projeto busca despertar nossa cidade para a responsabilidade compartilhada acerca do ciclo de vida dos produtos gerados e consumidos, chamando atenção para o consumo consciente do EPS. Já no econômico, visa à redução do custo por tonelada aterrada e pretende contribuir com a geração de renda de catadores e cooperativas de reciclagem. No viés ambiental, procura contribuir para redução da extração do petróleo, utilizado para produção de isopor”, afirma.

O material

Segundo Ivam Michaltchuk, do Vira Mais, o isopor pode e deve ser descartado com outros resíduos sólidos, como papéis, vidros e metais. "O isopor, na verdade, é um plástico e, por isso, é 100% reaproveitado", explica.

O Embalo Sustentável EPS tem como objetivo adequar o descarte, tendo em vista a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Para realizar o descarte da maneira correta, o isopor precisa estar limpo e seco. Recipientes de frutas, legumes, hortaliças, por exemplo, precisam ter os resíduos orgânicos retirados. Já os recipientes de refeições (marmitex, sanduíches etc.) precisam de limpeza com um papel e nas embalagens em que houver doces, é recomendado enxaguar. As embalagens de eletrônicos podem ser descartadas normalmente. Já as bandejas de carnes com furos não são recicláveis: devem ser destinadas ao lixo comum. 

Pontos de coleta do EPS (Isopor) em Ribeirão Preto:

• Câmara Municipal de Ribeirão Preto 
Avenida Jeronimo Gonçalves, 1200

• Novo Mercadão de Ribeirão Preto 
(Box da Regina Picadinhos)
Avenida Lygia Latuf Salomão, 605 – Jardim João Rossi

• Varejão Cenourão
Avenida Portugal, 1397 - Jardim Irajá

• Supermercado Mialich
Avenida Barão do Bananal, 798 - Jardim Anhanguera

• Condomínio Ecolife (Somente para os moradores do condomínio) 
Jardim Botânico

• Supermercado Big Compras
Rua Heron Domingues, 812 - Parque São Sebastião.

Compartilhar: