Revide Tech 21.02.2020

Revide Tech 21.02.2020

Por: João Pala

Oficialmente Cancelada
A Mobile World Congress (MWC 2020), maior feira do setor de tecnologias móveis, não acontecerá mais neste ano em Barcelona, na Espanha. O evento estava previsto para os dias 24 a 27 de fevereiro, mas a crise do coronavírus fez com que gigantes da tecnologia, como Amazon, Facebook, LG e Sony retirassem suas participações na MWC. Diante do grande número de desistências, a organização do evento decidiu cancelar a edição de 2020 da feira, deixando a MWC para o ano que vem.


Carregador Universal...
A União Europeia está com novos planos para reduzir a quantidade de lixo eletrônico produzida pelos países integrantes. Dentre as propostas, o parlamento europeu sugere a adoção de um único padrão de carregadores para celulares, tablets e outros aparelhos. A longa ‘batalha’ da UE contra os diferentes carregadores teve início em 2009, quando havia mais de 30 padrões no mercado — hoje, são apenas três (Micro-USB, Lightning e USB-C). Velhos carregadores geram mais de 51 mil toneladas de lixo por ano, segundo o parlamento.


...E os Insistentes
Uma das principais opositoras dessa ação da União Europeia é a Apple, que insiste em manter seu próprio padrão, o Lightning, usado em iPhones e iPads. A fabricante americana alega que, na verdade, a adoção de um único tipo de carregador pode gerar ainda mais lixo eletrônico. As medidas europeias poderiam afetar o mundo todo, tendo em vista que, para a Apple e outras companhias, é mais viável criar celulares com esse padrão em uma versão global, e não apenas voltada ao mercado da Europa.


Tecla SAP: Notch
Também chamado de “franja”, o notch é uma espécie de recorte ou entalhe no topo das telas de alguns smartphones, que abriga equipamentos como câmeras e sensores. Possui tamanhos geralmente discretos, como em forma de gota, seguindo a tendência atual do mercado em fornecer telas cada vez maiores e sem bordas nos celulares. Entretanto, o ‘notch’ está sendo gradualmente substituído por outras soluções, como as câmeras pop-up, que surgem de dentro dos telefones quando acionadas.


Mais Inovação
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia, que abriga 74 empresas (sendo 62 startups), vai mapear as áreas de atuação de novas startups na Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque, destaca que o Mapeamento de Ecossistemas de Inovação tem por objetivo atualizar e identificar os cenários das empresas avaliadas, e promover soluções inovadoras para elas. A pesquisa on-line ocorre até 15 de março, e pode ser acessada pelo QR Code.

Compartilhar: