Revide, 17 dicas para evitar ou escapar da ressaca , Carnaval, 2016, bebidas, alcoólicas

17 dicas para evitar ou escapar da ressaca

Foi para a balada ou para o bloco? Veja como amenizar os efeitos das noites e dias de Carnaval com as dicas do Portal Revide

O Carnaval chegou e, em meio à folia e diversão das festas, dos blocos e churrascos, é até comum abusar um pouco das bebidas alcoólicas, e esse comportamento pode causar mal-estar no dia seguinte à farra.

Pensando nas pessoas que querem aproveitar o Carnaval sem efeitos colaterais, o Portal Revide consultou as nutricionistas Suzy Rosa e Marília Mansur para apresentarem algumas dicas que ajudarão a evitar e amenizar a ressaca das festas.

A nutricionista Suzy Rosa explica que a ressaca é causada pelos congêneres da bebida alcoólica, que são produzidos durante a fermentação ou adicionados durante o processo de produção de cada bebida.

“Um dos congêneres mais estudados é o metanol, cujo metabolismo se correlaciona com o estabelecimento da sintomatologia da ressaca e também exerce diversos efeitos no sistema nervoso central”, afirma Suzy.

De acordo com a nutricionista, o consumo de bebidas alcoólicas com alta concentração de congêneres, como vinho tinto, uísque, conhaque e tequila, aumenta a frequência e intensidade dos sintomas da ressaca. As bebidas claras, como rum, gin e vodka, que geralmente tem poucos aditivos, não apresentam os mesmos efeitos que as outras.  

Antes de cair na folia

Para evitar, ou amenizar a ressaca, é importante que o indivíduo tenha alguns cuidados antes de ingerir bebidas alcoólicas. A nutricionista Suzy Rosa explica como evitar o mal-estar causado pela ressaca. Confira:

1. Tenha uma alimentação balanceada com todos os nutrientes;

2. Dê preferência a refeições leves, que contenham legumes e verduras com baixa quantidade de gordura e carnes brancas cozidas ou grelhadas, por ser de fácil digestão;

3. Evite alimentos fritos;

4. Aumente o consumo de frutas, principalmente as amarelas e as alaranjadas, e também as com maior quantidade de água em sua composição. Exemplo: Melancia e Melão;

5. Durante toda a festa, intercale água e bebida alcoólica. Se beber um copo de bebida alcoólica, beba outro copo de água em seguida;

6. Beba água de coco e sucos naturais ou integrais;

7. Evite Fast Food, como lanches e salgados;

8. Dê preferência a lanches naturais;

9. Evite alimentos processados e ultra processados (pela quantidade de sódio e outras substâncias prejudicais a saúde);

10. Evite comidas condimentadas;

11. Não beba, e veja pelo lado positivo: você poderá ser o motorista da vez, garantindo a segurança de seus amigos sem deixar de participar da folia.

A ressaca

Se você já bebeu e não seguiu as dicas de como evitar a ressaca, ou até seguiu, mas não foi como você esperava, a nutricionista Marília Mansur explica como curar a ressaca.

“Todos sabemos que o álcool desidrata, afinal, o aumento da frequência de idas ao banheiro após tomar aquela cervejinha, deve-se ao processo de desidratação. Então, tomar bastante água no dia seguinte é essencial”, explica.

De acordo com a nutricionista, é importante se alimentar com comidas leves e relaxar bem após ter ingerido bebida alcoólica. Confira as dicas de como escapar da ressaca:

12. Tome bastante água no dia seguinte;

13. Seu estômago provavelmente deve estar sensível, portanto, trate-o bem, com comidas leves, evite remédios muito fortes e pratos muito calóricos, bem como as frituras e os doces;

14. Evite ao máximo qualquer bebida que o mantenha estimulado, como o café, ou qualquer outro que tenha em sua composição a cafeína. O ideal é que você relaxe e não fique agitado;

15. Repor eletrólitos que são perdidos devido à desidratação também é extremamente importante, portanto, beba água de coco ou bebidas desportivas;

16. Coma carboidratos insossos, como por exemplo, biscoitos e torradas, pois eles aliviam a sensação de náusea;

17. Algumas estratégias naturais também são bem-vindas para a cura da ressaca, como a banana, a qual contribui para a reposição do micronutriente potássio e o chá de gengibre com mel, para aliviar a náusea e para retomar e equilibrar os níveis de açúcar sanguíneos, os quais decaíram devido ao consumo do álcool.


Fotos: Divulgação e Acervo pessoal

Compartilhar: