Artesp estuda redução de velocidade no Anel Viário Norte, em Ribeirão Preto
Concessionária que administra o trecho estuda formas de coibir o excesso de velocidade

Artesp estuda redução de velocidade no Anel Viário Norte, em Ribeirão Preto

Pedido feito por vereador é para que velocidade seja reduzida de 110 km/h para 90 km/h

A Agência de Transporte o Estado de São Paulo (Artesp) analisará um pedido de redução de velocidade no trecho da Rodovia Alexandre Balbo, no Anel Viário Norte de Ribeirão Preto.

O pedido foi encaminhado pelo vereador Marcos Papa (Rede), na segunda-feira, 18. Por meio de ofício, Papa solicitou à Artesp que seja realizado um estudo técnico para a redução da velocidade de 110 km/h para 90 km/h.

Segundo o parlamentar, o local já é considerado um trecho urbano e que, com isso, o número de acidentes na via tenderá a subir nos próximos anos caso a velocidade não seja reduzida.

Além da redução da velocidade, o vereador Igor Oliveira (MDB) também sugere que seja instalada uma passarela no local.

“Moradores do Cristo Redentor, Parque das Oliveiras, Geraldo de Carvalho e Valentina Figueiredo, que precisam transitar pelo Anel Viário Norte, convivem com o risco de acidentes e até de tragédias. Ali virou um trecho urbano, portanto, precisa de passarela e de redução da velocidade máxima”, declarou Papa.

Segundo o especialista em trânsito, Luiz Gustavo Corrêa, a medida é o primeiro passo para a redução da gravidade dos acidentes no trecho, tendo em vista o aumento de habitantes na região.

"No local existe histórico de acidentes com animais, atropelamento, motociclistas a redução da velocidade pode ser uma ação para reduzir os números de acidente com gravidade", comentou Corrêa. 

Por meio de nota, a Entrevias, concessionária que administra o trecho, informou que realizou estudos técnicos para coibir o excesso de velocidade no Anel Viário e que também os encaminhou à Artesp. 

"O projeto indica a implantação de cinco radares de fiscalização de velocidade ao longo do trecho viário citado. A medida está sob análise da Artesp”, declarou a Entrevias.

 A Concessionária também desenvolve outras iniciativas de segurança viária por meio do Programa de Redução de Acidentes, como ações de conscientização de usuários, melhorias constantes nas vias e serviços, além de iniciativas operacionais que ajudam a orientar o tráfego.

Além do perigo para os pedestres que se arriscam ao atravessarem a pista, há também o risco de acidente com animais. A Entrevias declarou que realiza um trabalho preventivo de notificação dos proprietários de animais. Em junho deste ano, um casal morreu após uma colisão contra um cavalo no Anel Viário Norte.

Leia mais:
Anel Viário de Ribeirão Preto registra 126 acidentes de janeiro a maio de 2019


Foto: Reprodução Google Maps

Compartilhar: