Cetesb multa veículos na "Operação Fumaça Preta", em Ribeirão
Instrumentos medem a opacidade da fumaça emitida por veículos a diesel e identificam quando as emissões estão fora dos padrões

Cetesb multa veículos na "Operação Fumaça Preta", em Ribeirão

Operação autua automóveis por emissão de fumaça em concentração superior à máxima definida pela legislação ambiental

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou 19 veículos na última blitz da Operação "Fumaça Preta", em Ribeirão Preto. A ação de fiscalização avalia a emissão excessiva de fumaça por veículos a diesel em todo o Estado de São Paulo e foi realizada no último dia 31 de julho.

Na operação, a Cetesb fiscalizou 906 veículos no Km 326 da Rodovia Anhanguera. No geral, a Companhia contabilizou 34 mil veículos a diesel circulando, entre as 9h e as 14h, por 22 pontos de fiscalização espalhados pelo território paulista. Nesse período, 2,1% dos veículos contabilizados foram autuados por emissão de fumaça preta em concentração superior à máxima definida pela legislação ambiental.

A ação faz parte da Operação Inverno, realizada anualmente pela Cetesb. A operação realiza comandos simultâneos nas principais estradas e avenidas do Estado para intensificar a fiscalização de emissões de fumaça preta excessiva pelos veículos a diesel. Segundo a Cetesb, a ação é importante neste período do ano por conta das condições meteorológicas que costumam ser desfavoráveis à dispersão de poluentes. A multa para condutores de veículos emitindo fumaça preta é de R$ 1.413, podendo dobrar o valor no caso de reincidência. 


Foto: Divulgação - Cetesb

Compartilhar: