Céu de Ribeirão Preto é o 5º mais congestionado do País

Céu de Ribeirão Preto é o 5º mais congestionado do País

Mais de 131 mil voos tiveram origem, pousaram ou cruzaram a região em 2015

O céu na região nordeste do Estado de São Paulo, onde localiza-se Ribeirão Preto, foi o quinto mais congestionado do País em 2015, segundo Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Foram mais de 131 mil voos que tiveram origem, pousaram ou cruzaram a região – denominada Academia, em virtude da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, que concentra atividades militares de treinamento. Mesmo assim, a quantidade é 6,5% menor que a registrada no ano anterior, quando foram 140,7 mil voos.

De acordo com o relatório, os espaços aéreos brasileiros que mais veem aviões são o de São Paulo, com 725 mil aviões sobrevoando, Rio de Janeiro, alcançando 328,3 mil aeronaves, Brasília, com 203,1 mil voos, e Belo Horizonte, com 179,7 mil aeronaves no ar.

Em todos os casos, o número de voos diminuiu em 2015 com relação ao ano anterior, e o motivo foi que em 2014, houve a Copa do Mundo, que elevou a movimentação no espaço aéreo brasileiro, segundo o levantamento, além da crise econômica, que afetou bastante a aviação voos gerais - os não comerciais e militares, como aeronaves executivas e fretadas.

O espaço aéreo em Ribeirão Preto foi o 21º mais movimentado do Brasil no último ano, com mais de 41,1 mil pousos e decolagens, quantidade 3,6% menor do que a registrada em 2014, quando foram 42,6 mil pousos e decolagens. Entretanto, no ranking nacional, Ribeirão Preto subiu uma posição, passando Campo Grande-MS, que registrou 40,6 mil atividades.

Ribeirão Preto também apresentou uma queda de 17,4% da aviação geral, o que significa que o uso de helicópteros e outras modalidades de voo não comercial foi uma opção menos assinalada pelos adeptos.

O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, foi o principal destino para os voos originários de Ribeirão Preto, responsável pela origem e pousos de 9,8% das viagens. No ano passado, a média foi de 113 aeronaves que chegam e decolam por dia no município, bem menor do que em 2013, quando a média foi de 130.

Porém, referente apenas à aviação comercial no último ano, o Aeroporto Leite Lopes registrou crescimento de 3,1% na movimentação de passageiros em comparação com o ano anterior. No total, entre janeiro e dezembro de 2015, 1.100.631 embarques e desembarques foram realizados no aeroporto, de acordo com Daesp, que administra o espaço.


Foto: Guto Silveira

Compartilhar: