Detran flagra irregularidades em duas autoescolas de Ribeirão Preto

Detran flagra irregularidades em duas autoescolas de Ribeirão Preto

Equipe de fiscalização constatou fraudes em aplicação de aula prática de moto e também na teórica

Na noite desta última terça-feira, 9, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) constatou irregularidades em duas autoescolas de Ribeirão Preto. Os estabelecimentos ficam localizados na região Central do Município.

Segundo o Detran, os fiscais verificaram que uma aula noturna da categoria A (moto) e duas aulas teóricas constavam em abertas no sistema e-CNHsp (meio do qual o órgão faz o rastreamento de todas as etapas do processo de habilitação), mas não estavam sendo ministradas.

A irregularidade na aula prática de moto foi flagrada no Centro de Formação de Condutores (CFC) Nota 10. A motocicleta que deveria estar em uso, estava estacionada no local, e tanto o aluno quanto o instrutor estavam no estabelecimento sem realizar a aula. Já no CFC Strada foram constatadas ausências de dois alunos com presença registrada em sistema.

De acordo com o órgão, foram registrados boletins de ocorrência, na Delegacia de Ribeirão Preto, por inserção de dados falsos no sistema de informações. Os envolvidos, tanto os responsáveis pelo CFC como os candidatos à habilitação, responderão a inquérito policial. 

Além disso, as autoescolas terão suas atividades suspensas preventivamente por 30 dias e responderão junto ao Detran a um processo administrativo que poderá resultar até em descredenciamento. Como garante a Constituição Federal, as empresas terão direito a apresentar defesa antes da conclusão do processo.

“Prezamos pela adequada formação do condutor, que é fundamental para tornarmos o trânsito mais seguro. Estamos no Maio Amarelo, uma mobilização internacional de conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito, e somente com o comprometimento da sociedade em geral podemos alcançar esse objetivo”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

O órgão realiza regular e periodicamente diligências e fiscalizações em parceiros como CFCs, médicos e psicólogos credenciados e em locais de exames práticos a fim de coibir eventuais fraudes e irregularidades no processo de habilitação. Suspeitas de irregularidades podem ser denunciadas à Ouvidoria do Detran.SP pelo portal www.detran.sp.gov.br.  

Outro lado

O Portal Revide entrou em contato com as autoescolas que foram flagradas em Ribeirão Preto. Segundo a responsável pelo Centro de Formação de Condutores ‘A Strada’, Rose Miriam Medeiros, os alunos saíram da sala de aula sem comunicar o professor. “Aqui nós oferecemos aulas teóricas para os futuros condutores. Infelizmente os professores não conseguem controlar quem entra e sai da sala de aula. É aluno que vai ao banheiro, outro sai para fumar, e não temos como controlá-los, só pedimos para que quendo eles forem embora, por algum motivo, nos avisem, pois assim podemos cancelar a aula. Na ocasião, dois alunos foram embora sem nos comunicar. Entramos em contato com eles e ambos disseram que estavam passando mal e que trariam o atestado. Uma já trouxe, o outro disse que irá trazer”, explica a responsável.

Miriam ainda conta da dificuldade de controlar os alunos dentro do centro. “Ficamos em uma situação difícil. Não é possível prender pessoas maiores de idade em um local, até porque muitos fumam, e se eu fechasse a porta teria que abri-la toda hora. Acho que para o Detran tem um maior controle sobre isso, eles deveriam colocar catracas, e assim poderíamos controlar mais o fluxo de quem entra e sai”, finaliza Miriam.

Os responsáveis pela Autoescola Nota 10 não responderam a reportagem do Portal Revide.  


Foto: Sebastião Gomes/ GERJ

Compartilhar: