Dobra nº de ações de anulação de multas em Ribeirão Preto
Em 2015, Transerp recebeu mais de 1,9 mil ações

Dobra nº de ações de anulação de multas em Ribeirão Preto

No ano passado foram mais de 1,9 mil pedidos; Além disso, foram 357 requisições de troca de multa por advertência, permitidas desde 2014

Em 2015, dobrou a quantidade de ações para anulação de multas de trânsito em Ribeirão Preto. No ano passado, a Transerp recebeu mais de 1,9 mil ações para o cancelamento das penalizações, no ano anterior foram aproximadamente 900 pedidos.

No ano passado, a Transerp arrecadou mais de R$ 18,3 milhões com a infrações de trânsito no município, número 3,7% menor do que o registrado em 2014, que foi de R$ 19 milhões. Durante 2015, foram aplicadas mais de 200,1 mil infrações em Ribeirão Preto, número pouco menor do que o ano anterior, quando foram apontadas 200,4 mil multas.

Neste ano, a autarquia responsável pelo gerenciamento do tráfego de veículos no município já identificou 45,9 mil irregularidades dos motoristas, em apenas três meses. A infração mais cometida pelos motoristas no município foi o excesso de velocidade, seguida do uso de celular ao volante.

Leia mais:
Excesso de velocidade é principal infração em Ribeirão Preto

O estudante Daniel Zanetti já abriu mão deste dispositivo para tentar se livrar de pagar a multa e também de levar pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Porém, para ele a experiência não foi das melhores, tanto que anos depois, quando a esposa dele recebeu uma notificação de uma multa de outra cidade nem se preocupou em recorrer.

“Com isso eu perdi tempo e dinheiro, e fiquei só com raiva. Há poucos meses minha esposa recebeu uma também, em outra cidade que ela nunca foi. Mas nem recorreu, porque é perda de tempo e dinheiro”, diz Zanetti.



Para aqueles motoristas que discordam da penalidade, mas que também preferem evitar a perda de tempo e dinheiro gasto no processo podem pedir a troca da multa e dos pontos na CNH por uma advertência escrita, desde que as infrações sejam consideradas leves ou médias pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A ação foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2014 e a advertência por escrito pode ser solicitada pelo condutor que cometeu infração leve ou média, desde que não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses.

No ano passado, a Transerp recebeu 357 pedidos de aplicação da penalidade de advertência por escrito. Além dos órgãos municipais, o motorista pode pedir a troca de punição pelo site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), caso a multa tenha sido aplicada por um agente do departamento ou policial militar.

Para fazer o pedido ao Detran.SP é necessário apenas acessar a página on-line do órgão e fazer um cadastro. Após esta etapa o condutor deve enviar digitalmente o requerimento, e os documentos necessários para o processo, que são RG, CNH, a notificação de autuação e uma pesquisa de pontos para solicitação de advertência por escrito.

 


Foto: Arquivo Revide e Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Compartilhar: