Frota de veículos registrada em Ribeirão Preto cresce 148% nos últimos 20 anos
O número subiu de 215.043 veículos em 1997 para 532.814 em dezembro de 2017

Frota de veículos registrada em Ribeirão Preto cresce 148% nos últimos 20 anos

Dados do Detran mostram que, em breve, haverá um carro para cada ribeirãopretano

Nos últimos 20 anos, a frota de veículos registrada em Ribeirão Preto cresceu 148%, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), passando de 215.043 automóveis em 1997 para 532.814 em dezembro do ano passado. No mesmo período, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população ribeirãopretana cresceu aproximadamente 48%. Ao todo, a cidade possui, atualmente, 532.814 veículos para 682.302 habitantes - o equivalente a quase 1,2 habitante por carro.

Em apenas um ano, a frota do município ganhou 9 mil automóveis: segundo o Detran.SP, Ribeirão registrou crescimento de 1,82% na quantidade de carros entre dezembro de 2016 o mesmo mês de 2017.

“O grande número de veículos registrados faz com que nos preocupemos ainda mais com a segurança no trânsito. A formação dos condutores e o cuidado com os hábitos do cidadão são estritamente necessários para que esse crescimento não represente mais riscos à vida”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP. 

Leia mais:
A cada duas horas e meia, uma pessoa se fere no trânsito de Ribeirão Preto
Petrobras reajusta hoje preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias

Segundo o especialista em planejamento e gestão de trânsito Luiz Gustavo Correa, o aumento da frota é uma das principais causas de acidentes no trânsito, pois a disputa por espaço leva os condutores a cometerem excessos, criando situações de risco. “Comparada com cidades do mesmo porte, hoje, Ribeirão Preto está atrasada em mobilidade urbana. Aproximadamente 27% da frota é composta por motocicletas. Isso porque, como o transporte público não atende as necessidades da população, a moto se tornou uma alternativa econômica de transporte, porém, com muito mais risco de acidentes”, analisa Correa.

Do Oiapoque ao Chuí

Para se ter uma ideia do tamanho da frota de veículos que circula diariamente em toda a  Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), o Detran contabilizou, em maio de 2017,  mais de 1 milhão de carros e motos. Se todos estes veículos fossem estacionados em fila, atingiriam um total de 4.387 mil quilômetros – o suficiente para sair de Oiapoque e chegar a Chuí, considerando o tamanho médio de quatro metros por veículo.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: