Número de mortes de motociclistas em acidentes de trânsito aumenta 57%, em Ribeirão Preto
Confira dicas disponibilizadas pelo Detran.SP

Número de mortes de motociclistas em acidentes de trânsito aumenta 57%, em Ribeirão Preto

De acordo com dados do Infosiga, 80% dos óbitos são de vítimas do sexo masculino; Campanha Maio Amarelo alerta para os cuidados

O número de mortes de motociclistas, por conta de acidentes de trânsito, aumentou 57% no primeiro trimestre de 2019, em Ribeirão Preto. De acordo com dados do Infosiga, a quantidade de óbitos subiu de 7 – nos primeiros três meses de 2018 – para 11.

Os dados mostram, ainda, que a maior parte dessas vítimas são jovens que têm entre 18 e 24 anos. Além disso, das 11 mortes na cidade, nove delas foram de homens.

Em virtude disso, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) fez um alerta,  na Campanha Maio Amarelo, para que esse cenário seja revertido e disponibilizou algumas dicas para melhorar a segurança dos motociclistas. Confira:

Capacete: obrigatório para o pilo e garupa; minimiza as chances de ferimentos grave em um acidente.

Calçados e roupas resistentes: usar vestuário com tecido mais grosso protege melhor o motociclista; nada de chinelos ou sandálias.

Uso do celular: o aparelho só deve ser manuseado quando o veículo estiver estacionado e com o motor desligado.

Trafegar no corredor: a legislação federal de trânsito não proíbe a circulação de motos nos chamados corredores, porém, o piloto precisa guardar distância segura lateral e frontal entre os demais veículos.

Ultrapassagem à direita: nunca efetuar este tipo de ultrapassagem; os motoristas de carros não esperam essa atitude e isso aumenta o risco de colisão.

Excesso de velocidade: é fundamental respeitar os limites, ainda mais estando sobre um veículo de duas rodas.

Manobras: o motociclista deve estar montado ou sentado, com as duas mãos no guidão e os pés sobre os pedais ou assoalho, no caso de motoneta, para pilotar.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: