Ônibus elétrico faz teste na linha do Jd. Presidente Dutra, em Ribeirão Preto

Ônibus elétrico faz teste na linha do Jd. Presidente Dutra, em Ribeirão Preto

Veículo tem autonomia de até 250 quilômetros por recarga

O ônibus elétrico que está em Ribeirão Preto, desde o mês passado para testes, começou nessa segunda-feira, dia 14 de junho, o atendimento à linha 108 - Jardim Presidente Dutra.

Pelo itinerário, o coletivo recebe passageiros dos bairros Jardim Silvio Passalacqua, Jardim Presidente Dutra, Jardim Herculano Fernandes, Residencial das Américas, Vila Recreio, Ipiranga, Alto do Ipiranga, Sumarezinho e  Vila Tibério. A linha será atendida pelo veículo até o próximo domingo, dia 20.

O ônibus que possui ar condicionado iniciou a operação na rua Duque de Caxias, em frente à Praça Carlos Gomes, na região Central. Logo após, passou pela avenida Jerônimo Gonçalves, rua Coronel Luiz da Cunha, rua São Salvador e depois seguiu em direção ao Alto do Ipiranga.

Segundo a Prefeitura, o ônibus em experimento pelo programa Ribeirão Mobilidade possui 250 quilômetros de autonomia, o que permite que ele rode o dia inteiro, e em seguida, retorne para a base, onde é recarregado. Além do ar condicionado, o ônibus possui tomadas USB e são do tipo piso baixo, o que facilita o embarque e desembarque.

De acordo com o superintendente da Transerp, Marcelo Santos Galli, o custo de aquisição do ônibus-elétrico é três vezes maior do que o convencional, mas a manutenção é três vezes menor. Essa substituição pode gerar economia e ganhos ao meio ambiente, por causa da zero emissão de poluentes. 

Se o impacto do teste for positivo, e a prefeitura decidir pela compra dos primeiros veículos, o custo da passagem em R$ 4,20 não deve sofrer alteração para viabilizar a negociação, segundo o superintendente. “A princípio, a intenção não é mudar nada. Apesar de o ônibus ser mais caro, não tem aumento de tarifa nos primeiros anos. A gente espera que não só a prefeitura tenha interesse, mas a ProUrbano vislumbre também a mudança, tornando mais ágil a substituição.”  


Fotos: Alexandre de Azevedo/CCS

Compartilhar: