Prefeitura de Ribeirão analisará novo texto sobre regulamentação dos transportes por aplicativos
Proposta do Senado foi aprovada pela Câmara com duas emendas

Prefeitura de Ribeirão analisará novo texto sobre regulamentação dos transportes por aplicativos

A Câmara dos Deputados aprovou novas regras para os serviços na quarta-feira, 28; documento irá para sanção do presidente Michel Temer

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 28, duas de três emendas do Senado ao projeto de lei que regulamenta os serviços de transporte contratados por aplicativos. A Prefeitura de Ribeirão Preto, que já normalizou  a operação desses serviços no município aguarda sanção presidencial para discutir eventuais mudanças.

As emendas aprovadas pelos deputados retiram exigências como placa vermelha, motorista proprietário do veículo e obrigatoriedade de autorização específica do poder municipal para cada motorista.

O texto irá à sanção do presidente Michel Temer (PMDB), e foi comemorado pelas empresas que operam no setor.  A Uber afirmou que o texto é um “passo para que o Brasil tenha uma regulamentação moderna”, e que normaliza a atividade dos motoristas e organiza critérios para que os aplicativos operem.

Já a 99 POP, que também opera em Ribeirão Preto, afirmou, também por nota, que considera uma vitória para a sociedade brasileira [...]. O texto final aprovado pelos deputados é equilibrado ao retirar a burocracia e pontos que inviabilizavam o serviço no país. O projeto ainda promove o controle de qualidade e segurança do serviço através da tecnologia”.

O texto aprovado pelos deputados mantém a atribuição para que os municípios façam a regulamentação da atividade e fiscalize, como ocorre em Ribeirão Preto desde o último dia 9 de fevereiro, por meio de decreto do prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

Entre as emendas aprovadas pelos deputados, estão a exclusão da necessidade de uma autorização específica emitida pelo poder público municipal ou distrital para a prestação do serviço nos municípios que optarem por regulamentar o serviço.

Além disso, foi retirada a obrigatoriedade de o motorista vinculado ao aplicativo ser o proprietário, fiduciante ou arrendatário do veículo, assim como possuir placa vermelha, registro e emplacamento na categoria aluguel.

O texto ainda prevê que os municípios terão de seguir três diretrizes na regulamentação do serviço: efetiva cobrança de tributos municipais pela prestação dos serviços; exigência de seguro de acidentes pessoais de passageiros (APP) e de seguro obrigatório de veículos (DPVAT); e exigência de o motorista inscrever-se como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como já ocorre em Ribeirão Preto.

Ainda, continua ilegal o transporte remunerado privado individual que não seguir os requisitos previstos na futura lei e na regulamentação municipal.

Procurada para comentar sobre o assunto, a Prefeitura e a Transerp informaram que aguardam a sanção presidencial para se reunirem, a fim de verificar os pontos que poderão ser alterados ou mantidos no decreto municipal.


Foto: divulgação

Compartilhar: