Com problemas hídricos e incerteza climática, safra de cana em SP tem queda
Relatório com dados da Companhia Nacional de Abastecimento mostra desafio aos produtores paulistas
O segundo levantamento da Conab para a safra de cana-de-açúcar 2024/25 em São Paulo indica um cenário desafiador, marcado por queda na produtividade devido ao forte déficit hídrico. Apesar de leve aumento na produção total em relação à estimativa anterior, a produção final deve ser inferior à da safra passada.
A área colhida aumentou, mas a produtividade por hectare caiu significativamente. A previsão é de que a produção de açúcar seja priorizada devido aos preços mais atrativos, mas o volume total de açúcar produzido deve ser menor em relação à safra anterior. A produção de etanol também deve apresentar queda.
Apesar da queda em rendimento das lavouras, a previsão é de manutenção do ATR (Açúcar Total Recuperável) médio do ciclo passado, com leve variação positiva.
Ainda que os índices indiquem queda na safra corrente de cana-de-açúcar, o estado de São Paulo deve ter a segunda maior safra desde 2017/2018. A safra anterior foi a recorde.
Para acessar o relatório completo, clique abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.
Foto: divulgação