Estado de São Paulo terá ferramenta para indicar áreas mais suscetíveis aos incêndios

Estado de São Paulo terá ferramenta para indicar áreas mais suscetíveis aos incêndios

Acompanhamento faz parte da campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios de 2020

A 6ª edição da campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios de 2020 lançou uma ferramenta que indica as áreas mais suscetíveis aos incêndios em todo o Estado de São Paulo. A campanha é uma parceria da Associação Brasileira do Agronegócio da região de Ribeirão Preto (Abag-RP), usinas e produtores rurais. O mapa atualizado diariamente pode ser visto no link.

Todos os dias, pelo período de cinco meses, serão disponibilizadas informações sobre as áreas mais suscetíveis aos incêndios em todo o estado de São Paulo. A ferramenta visa reforçar a prevenção e o combate de focos de fogo sem controle.

O "Indicativo de Incêndios” será feito pela Somar Meteorologia para todo o território paulista. “Foi desenvolvido um modelo no qual são correlacionados dados de condições observacionais, e de previsão de chuva em curto e médio prazo, além de umidade relativa, balanço hídrico, e outras variáveis meteorológicas que permitem indicar, com maior precisão, as áreas e regiões com maior potencial de risco de ocorrência e propagação de incêndios. É importante observar que para o levantamento deste índice não serão usados dados coletados de incêndios anteriores”, informou a Abag.

“A Campanha será realizada durante o período mais seco do ano, quando historicamente a ocorrência de focos de incêndio é maior. Além dos materiais atualizados, utilizados nas edições anteriores, como outdoors, busdoors, placas de estrada, spots de radio, vídeos e cartilhas educativas, será divulgado, também, esse indicativo pelo período de 5 meses. O objetivo da Campanha, desde que foi criada, continua sendo a conscientização e o engajamento de toda a sociedade; e me refiro à população, urbana e rural, aos governos municipais e estadual, e aos organismos públicos e privados. Todos na prevenção aos incêndios, que causam prejuízos ambientais, sociais e econômicos”, disse Mônika Bergamaschi, presidente do Conselho da Abag-RP, em nome de todos os parceiros.

O mapa do estado com as áreas com maior suscetibilidade à ocorrência de incêndios, o “Indicativo de Incêndios”, será também divulgado no hotsite da Campanha: www.incendiosprevina.com.br, e nas mídias sociais da ABAG/RP e dos parceiros. A expectativa é que a informação sirva de alerta para que todos saibam em quais regiões, nos dias subsequentes, existe maior probabilidade de ocorrência de fogo.

Os parceiros da Campanha de 2020 são: Abag-RP, Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba – Socicana, Grupo Biosev, Grupo Pedra Agroindustrial, Grupo São Martinho, Grupo Tracan, Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil – Orplana, Sindicato Rural de Morro Agudo, Tereos Grupo Empresarial, Ipiranga Agroindustrial, Usina São Francisco – Grupo Econômico Balbo, Usina Santa Fé e Usina Santo Antônio – Grupo Econômico Balbo.

Focos de incêndios 2020

De 1º de janeiro até 31 de junho de 2020, somente no Estado de São Paulo, a quantidade de focos de queimadas foi maior que em 2014, ano em que a Mata de Santa Tereza, em Ribeirão Preto, pegou fogo. Segundo o INPE, foram 1075 focos, contra 805, em 2014, e 659, em 2019. A expectativa, portanto, é de muita seca nos próximos meses.

A Somar Meteorologia aponta que na faixa centro-norte do Estado de São Paulo e áreas adjacentes, nos meses de junho a agosto, as chuvas serão (bem) abaixo das médias históricas, e as temperaturas ficarão abaixo das normais para estes meses.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: