Faesp divulga Radiografia da Agropecuária Paulista
Relatório aponta liderança de São Paulo nas produções de amendoim, laranja, limão, ovos e mais oito culturas
O Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) divulga a Radiografia da Agropecuária Paulista 2023, com dados detalhados de produção das principais atividades do setor no ano passado.
O relatório aponta a liderança do Estado de São Paulo no cultivo de amendoim, com 788 mil toneladas, o que responde por 90% da produção nacional. Ainda no setor agrícola, o estado se destaca como maior produtor de cana-de-açúcar, sendo responsável por 56,1% do volume total produzido no país, assim como de abacate (43,4%), banana (14,3%), borracha natural (60,5%), caqui (47,2%), eucalipto (25,3%), figo (49,0%), laranja (77,5%), limão (74,4%) e tangerina (30,8%).
Já em relação à atividade pecuária, São Paulo é líder brasileiro na produção de ovos, com 23,8%, quase 1,2 bilhão de dúzias. O estado ainda é vice-líder no rebanho de galináceos (13%) e na produção de peixes (9,2%), ambas atividades lideradas pelo Paraná, que é responsável por 28,7% e 26,2%, respectivamente, da produção nacional.
"O desempenho de São Paulo na agropecuária é reflexo do compromisso contínuo dos produtores com a excelência e inovação", afirma o presidente da Faesp, Tirso Meirelles. "Os dados confirmam nossa liderança em várias culturas e demonstram que, além de produzir em volume, o estado investe em qualidade e sustentabilidade, colocando o agronegócio paulista em posição de destaque no cenário nacional e global", conclui.
Acesse a Radiografia da Agropecuária Paulista 2023 clicando aqui.
Imagem: divulgação