Grupo Tracbel assume redes John Deere em São Paulo
Marcelo Lopes, diretor de vendas da John Deere; Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel; Victor Franco, CEO da Tracbel Agro

Grupo Tracbel assume redes John Deere em São Paulo

Ação contempla incorporação da Colorado Máquinas em Ribeirão Preto; Grupo passa a ter 16 lojas agrícolas da marca

O Grupo Tracbel, uma das maiores concessionárias de máquinas e veículos pesados do país, ampliou ainda mais sua participação no setor do agronegócio e se lança como um dos principais players deste cenário no país.

 

A empresa criou a Tracbel Agro, uma nova unidade de negócios voltada exclusivamente para soluções, máquinas e implementos agrícolas. Victor Franco, que até então era o responsável pela unidade de veículos comerciais do grupo, vai comandar a nova divisão. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 27, em Ribeirão Preto.

 

"É a continuidade do projeto de expansão do grupo em direção ao agrobusiness", declara Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel. Recentemente, a empresa assumiu a concessão de outra área da John Derre no interior de São Paulo, com mais 10 concessionárias. Com este último negócio, a Tracbel passou a ter 16 lojas agrícolas da marca, com uma abrangência de mais de 200 municípios, em uma área consagrada como um dos mais relevantes polos do agronegócio nacional.

 

A Tracbel fechou 2023 com faturamento de R$ 4,3 bilhões, com a oferta de maquinário e veículos para indústrias, portos, mineradoras, construção civil e agora o agro. Ao todo, o plano negócios do Grupo em direção ao agro contempla investimentos na casa dos R$ 500 milhões entre 2023 e 2026, contudo, os valores específicos da operação na região de Ribeirão Preto não foram divulgados.

 

"É a continuidade do projeto de expansão do grupo em direção ao agrobusiness", declara Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel.

 

"A nova identidade visual já está sendo instalada em todas as casas. As redes anteriores da Itaeté Máquinas e Colorado Máquinas passam agora a se chamar Tracbel Agro. Ela já nasce com 550 funcionários e cerca de um terço do faturamento do grupo, com uma forte penetração no mercado regional de produtos do setor", diz Franco.

 

A ampliação da atuação é um importante avanço da Tracbel, uma das líderes na distribuição de máquinas pesadas e veículos comerciais do Brasil. "Estamos reforçando nossa participação no agronegócio brasileiro, que tem uma grande influência na economia. Com a Tracbel Agro, unificamos recursos, pessoal e estratégia para o setor agrícola", explica Franco. "Queremos oferecer o que há de mais avançado em tecnologia e contribuir com o aumento da produtividade no campo e com a rentabilidade do produtor rural", acrescenta.

 

Tecnologia no campo

 

Marcelo Lopes, diretor de vendas da John Deere destaca que com o projeto de expansão, quase metade da cana-de-açúcar produzida no país passa pelo maquinário distribuído pela Tracbel. "Para ter sucesso nessa cultura é absolutamente fundamental que a Tracbel tenha sucesso na região de Ribeirão Preto", explica.

 

Durante a apresentação desta quarta-feira, Lopes detalhou como a tecnologia da John Deere auxilia na melhora da produtividade, sustentabilidade e qualidade de vida dos clientes e operadores. Parte desse sucesso se dá, entre outros fatores, pelo pós-atendimento oferecido pela marca.

 

"Um dos nossos fortes é o pós atendimento. Temos duas formas de realizar esse trabalho. A primeira é com as informações que são transmitidas pelas máquinas, a partir disso podemos identificar se existe algum problema na máquina, esse alerta pode desencadear um comando para parar a máquina ou aviso de que o equipamento está sendo utilizado de maneira incorreta e que poderá acarretar em uma falha do maquinário. Isso é construído a partir da captura de dados, com machine learning. Você passa a ter capacidade preditiva do que vai acontecer com o equipamento. A outra forma é quando o operador ou o cliente tem algum problema no campo, normalmente problemas de configuração do equipamento. Caso isso ocorra, ele liga para o concessionário que, por telefone, resolve o problema com ele", detalha o diretor de vendas da John Deere.

 


Maquinário da John Deere conta com alta tecnologia e serviço de pós-atendimento remoto no campo

 

Otimismo

 

A direção do grupo está otimista com o potencial da nova área. Ribeirão Preto lidera uma região que concentra um agronegócio altamente profissionalizado e comprometido com o desenvolvimento sustentável, um dos pilares da Tracbel. O grupo destaca a participação da região na produção de cana-de-açúcar, laranja, grãos, amendoim, carnes, café e uma série de outras culturas e inúmeras atividades ligadas ao setor agroindustrial.

 

A criação da Tracbel Agro é o terceiro movimento do grupo nesta direção. Em 2021, a Tracbel passou a ser a principal acionista da Itaeté Máquinas, concessionária John Derre, com seis unidades no noroeste do estado. "Estamos aumentando a oferta de equipamentos agrícolas de alto grau de tecnologia embarcada e também ambientalmente sustentáveis, alguns dos principais atributos da John Deere", destaca o novo CEO da Tracbel Agro.

 

Victor Franco será o CEO da Tracbel Agro

 

Nova central de serviços

 

Uma das novidades na região será a implantação de uma nova Central de Serviços e de Treinamento para o atendimento voltado a máquinas e produtos da marca em Bebedouro. "Esta nova casa aumenta a capilaridade em toda a nossa região de cobertura. Estamos investindo para ampliar nossa capacidade de atendimento, melhorar ainda mais a qualidade dos serviços e encurtar distâncias para fazer frente ao crescimento de máquinas de marcas", ressalta Franco.

 

Localizada na Avenida Mara Cely Rocha Pereira, n°952, no Distrito Industrial, a central tem 4,2 mil metros quadrados. Com um shoow room para exibição e apresentação dos equipamentos e toda a parte administrativa de estoque de peças, a casa conta com modernas pontes rolantes para movimentação de equipamentos, bancadas eletro e hidráulica, novo ferramental, área de caldeiraria e uma estrutura completa para revisões, manutenção, pintura e grandes reformas de veículos.

 

Grupo Tracbel

 

Com uma trajetória de mais de 55 anos, o Grupo Tracbel oferece distribuição de equipamentos e soluções de transporte. É a principal distribuidora das marcas Volvo, SDLG, Tigercat, Kalmar, Bull e, agora, John Deere. Ao todo, são 30 unidades da Tracbel em regiões estratégicas de todas as regiões país.


Foto: Divulgação

Compartilhar: