Fenasucro & Agrocana 2024 é oficialmente lançada em Sertãozinho
Seminário apresentou soluções bioenergéticas

Fenasucro & Agrocana 2024 é oficialmente lançada em Sertãozinho

A 30ª edição da feira de bioenergia será realizada entre 13 e 16 de agosto

Na manhã desta quarta-feira, 22, foi oficialmente lançada em Sertãozinho, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, a 30ª edição da Fenasucro & Agrocana, considerada uma das maiores feiras de bioenergia do mundo. O lançamento ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades e, também, da realização do Seminário da Indústria 2024 - Biocombustíveis e Cogeração: mercados, oportunidades e desafios, onde participaram do “Painel Mercados em Expansão: oportunidades e desafios”, o diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade – UNEM, Bruno Alves; a diretora de Estratégia e Inteligência - Investe SP, Marília Garcez; o presidente executivo – COGEN, Newton Duarte; a gerente de Sustentabilidade UNICA, Renata Camargo e a coordenadora Regulatória – ABIOGÁS, Talita Viana.

 

A Fenasucro & Agrocana é promovida há 30 anos em Sertãozinho, uma das principais regiões produtoras de cana-de-açúcar e de etanol do país, e será realizada entre 13 e 16 de agosto. A expectativa da organização é receber profissionais e especialistas de mais de 50 países para a apresentação de tecnologias e conhecimentos relacionados à produção de fontes alternativas de energia. Paulo Montabone, presidente da feira, destacou que desde o “Proálcool” não se vê um investimento tão grande no segmento. “Hoje, com as mudanças climáticas batendo à nossa porta mais cedo, nos fazemos ainda mais entusiastas dessa tecnologia, para o futuro das próximas gerações”, enfatizou.
 

Capital da Bioenergia


 

Durante o evento, Wilson Fernandes Pires Filho, prefeito de Sertãozinho, destacou o potencial da cidade para trazer tecnologia de ponta para o município. “Sertãozinho representa um ponto de encontro para o Brasil e o mundo nesse tema e estamos orgulhosos de participar de mais uma edição da Fenasucro. Presto aqui também homenagem ao Antonio de Padua Rodrigues, que em 1992 teve a visão de misturar álcool à gasolina", enfatizou Wilson Filho. Pádua, como era conhecido, foi diretor da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), era considerado uma das principais lideranças do setor sucroenergético do país, faleceu em fevereiro deste ano, aos 71 anos. Ele participou da implementação do Proálcool, nos anos 1970 e ajudou no desenvolvimento das políticas voltadas para o segmento.
 

Rosana Amadeu Silva, presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), ressaltou a importância da divulgação da indústria metalomecânica e como a transição para uma matriz energética mais limpa se tornou tema prioritário em todo o mundo. “Por isso, vamos explorar neste seminário de hoje as soluções disponíveis. Nosso principal objetivo é promover um futuro mais sustentável ambientalmente, econômicamente e socialmente também, o foco do Ceise-Br é interagir com outras entidades do setor e vamos apresentar possibilidades de implementar processos e produtos e colocar o Brasil como protagonista nessa transição energética global. Queremos prestigiar a nossa indústria e mostrar a nossa força para em ações conjuntas com outras entidades e com o poder público fazer a diferença para as coisas acontecerem. Temos o privilégio de ser a Capital da Bioenergia, e temos várias mulheres presentes, enfatizo também esse poder da mulher no mercado da bionergia, que não tínhamos antes, e me sinto muito honrada em ser a primeira presidente mulher do CEISE Br, é um privilégio contribuir com essa história”, concluiu.

HOMENAGEM

Homenageado pelo CEISE-Br, e pela Câmara Municipal de Sertãozinho, em reconhecimento à sua liderança e contribuição significativa para o setor sucroenergético, Maurílio Biagi Filho também participou do evento, recordou momentos marcantes da sua trajetória em Sertãozinho, e agradeceu a homenagem. “Sou também sertanezino, porque nasci em Ribeirão Preto, mas morei na Santa Elisa toda minha infância e me casei lá. É um privilégio estar aqui, receber esta homenagem e encontrar tantas pessoas que começaram junto comigo. Tenho um compromisso de honra com Sertãozinho e com tantos funcionários da Zanini e Santa Elisa. Tínhamos oito mil funcionários, sem a necessidade desse número, considero que a empresa que não tem finalidade social não tem finalidade alguma”, declarou o empresário.
 

Credenciamento

O credenciamento on-line para a Fenasucro & Agrocana (Feira Mundial da Bioenergia) já está aberto, é válido para visitantes, imprensa e assessorias e pode ser feito por meio do site.

O evento, que tem apoio oficial exclusivo do CEISE Br e organização e promoção da RX Brasil, é o único evento do mundo exclusivamente voltado à toda cadeia de produção bioenergética. Reúne, anualmente, milhares de profissionais de usinas, indústrias de alimentos e bebidas, papel e celulose, transporte e logística e distribuidoras e comercializadoras de energia do Brasil e de mais 50 países do mundo.

 


 


Fotos: Vicente Corneta

Compartilhar: