Ministro do Meio Ambiente afirma que "limpa no Ibama" foi feita para retirar militantes
Ministro afirmou que fiscalização de órgãos como o Ibama eram "excessivamente rígidas"

Ministro do Meio Ambiente afirma que "limpa no Ibama" foi feita para retirar militantes

Ricardo Salles participou de um debate na 26ª Agrishow, na tarde desta segunda-feira, 29

O ministro da Agricultura, Ricardo Salles, em um debate mediado pelo jornalista Willian Waack, na Agrishow, na tarde desta segunda-feira, 29, comentou a fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de que está em curso um “limpa no Ibama”.

O debate também contaria com a presença da ministra da Agricultura Tereza Cristina, mas ela precisou acompanhar o presidente em um evento em Brasília. Com um incomum apoio dos agricultores, a pasta do Meio Ambiente, historicamente incômoda ao agronegócio, parece ter caído nas graças da categoria. A plateia respondia as frases de efeito e as críticas do ministro à rigidez de órgãos fiscalizadores com palmas entusiasmadas. 

Segundo Salles, o presidente o pediu para “recolocar os órgãos nos trilhos”, e isso incluí o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e o Instituto Chico Mendes (ICM Bio). Para o ministro, os órgãos estavam tomados por “militantes ambientalistas” nos quais haviam problemas de ordem jurídica e política. 

Leia mais:
Ações do Banco do Brasil sofrem queda logo após discurso de Bolsonaro em Ribeirão Preto

“Existe uma minoria de técnicos que travestem a sua ideologia em pareceres técnicos”, afirmou Salles. Como exemplo, o ministro citou os produtores de madeira na Amazônia. Salles alegou que a fiscalização de órgãos como o Ibama eram “excessivamente rígidas”. Com isso, esses produtores eram “jogados na ilegalidade”.

“O presidente foi eleito com 58 milhões de votos. O que acontece na área ambiental é que ONGs e entidades com 10, 15 ou 20 pessoas querem se colocar como mais representantes da sociedade do que o presidente e deputados eleitos com mais de 100 mil votos”, criticou o ministro.

Leia mais:
Agrishow reúne Bolsonaro, Doria e ministros da Agricultura e do Meio Ambiente
Bolsonaro anuncia R$ 1 bi para o seguro rural e defende “excludente de ilicitude” a proprietários rurais
Na Agrishow, Bolsonaro afirma que é necessário fazer “limpa no Ibama”


Foto: Luan Porto

Compartilhar: