Na abertura da Agrishow, Alckmin defende diálogo de Temer com a sociedade

Na abertura da Agrishow, Alckmin defende diálogo de Temer com a sociedade

Governador de São Paulo participou da abertura da Feira, nesta segunda-feira, 1º de maio

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve presente nesta segunda-feira, 1º de maio, na abertura da Agrishow 2017, em Ribeirão Preto, e defendeu um melhor diálogo entre o Governo do Presidente Michel Temer (PMDB) e a população a respeito das reformas trabalhista e da previdência.
 
Alckmin, um dos principais cotados como candidato à presidência da República em 2018, também comentou o resultado da pesquisa eleitoral Datafolha, da Folha de S.Paulo, divulgada no último domingo, 30, em que ele aparece como menos chances de vencer do que o prefeito de São Paulo, João Doria, do mesmo partido. 

"Pesquisa eleitoral é um retrato do passado, e o Doria acabou de sair de uma eleição, então é normal essa vantagem. E se ele for candidato, será um grande nome do partido", afirmou o governador. 

A respeito das reformas,  Alckmin disse que a da Previdência é necessária para acabar com o "Robin Hood às avessas", e a trabalhista é importante para diminuir o informalismo. 

"O Governo Federal precisa convencer a população da necessidade das mudanças. Convencendo a população, ele convence os deputados, que são os seus representantes",  comentou o governador, que apontou que a população menos favorecida acaba pagando as grandes aposentadorias de alguns servidores públicos.
 
Se para Alckmin a eleição é assunto para 2018, para os outros políticos presentes na abertura da Agrishow o pleito já começou, e com muitos elogios ao governador paulista.

O deputado federal Nilson Leitão, líder da Frente Parlamentar de Agropecuária, disse em seu discurso que ele é "motivo de orgulho pela forma simples de fazer política". Ele ainda criticou as manifestações que ocorreram na última semana contra as reformas e disse que é preciso aproveitar que Temer não está preocupado com a popularidade para que as reformas sejam feitas.

Já o secretário estadual de Meio Ambiente, Arnaldo Jardim, disse que o governador é "uma pessoa necessária para o Brasil",  e também criticou as manifestações, afirmando que só ocorreram por parte de quem "não queria trabalhar e emendar o feriado". 

Protesto

Mas o governador também ouviu críticas. Um grupo de professores da rede estadual fez uma manifestação cobrando reajuste salarial, que não ocorre há três anos, e os manifestantes foram retirados pelos seguranças que rasgaram o cartaz que seguravam.

Anúncios 

O diretor do BNDES, Ricardo Ramos, afirmou que neste ano será lançada a automatização do crédito, que poderá ser concedido no mesmo dia do pedido, com ênfase no pequeno e médio agricultor. Já o presidente do Banco do Brasil, Paulo Cafarelli, confirmou que R$ 10 bilhões do pré-custeio para a safra, anunciado em Ribeirão Preto em janeiro, já foram concedidos aos agricultores e que espera anunciar, ainda em maio, o Plano Safra 2017/18. Apesar disso, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que ainda negocia com o governo os juros que serão cobrados, já que a proposta de juro real de 5%, apresentada pelo Ministério da Fazenda, é apontada por ele como inviável.

"Não posso deixar os agricultores sem ter renda. Não posso permitir que saiam do campo e levem o seu conhecimento. Não podemos perder",  enfatizou Maggi.


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: