Na Agrishow, Bolsonaro afirma que é necessário fazer “limpa no Ibama”
Presidente defendeu redução no orçamento do Ibama e do Instituto Chico Mendes

Na Agrishow, Bolsonaro afirma que é necessário fazer “limpa no Ibama”

O presidente discursou na abertura da 26ª Agrishow, em Ribeirão Preto

Durante o discurso de abertura da Agrishow 2019, em Ribeirão Preto, nesta segunda-feira, 29, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que é necessário fazer uma “limpa no Ibama e no Instituto Chico Mendes (ICMBio)”. 

Bolsonaro defendeu a decisão tomada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de cortar 24% do orçamento do Ibama. Segundo o presidente, é necessário realizar a fiscalização, mas o agricultor deve ter “prazer em receber o fiscal”. “Em torno de 40% das multas, em grande parte, serviam para retroalimentar uma fiscalização xiita”, declarou.

Outro tema, que segundo o próprio presidente, “vai dar o que falar” é a flexibilização na posse e no uso de armas no campo. Um dos projetos visa aumentar o perímetro para a posse de armas de fogo em toda a propriedade rural.

Bolsonaro confirmou que conversou sobre o tema neste domingo, 28, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e deve entrar em pauta até a próxima semana. A segunda proposta objetiva proporcionar amparo jurídico ao agricultor que utilize o armamento.

“É uma maneira de ajudar a combater a violência no campo. É fazer com que, ao defender a sua propriedade privada ou a vida, o cidadão de bem entre no excludente de ilicitude. Ou seja, ele responde, mas não tem punição. É a forma que temos que proceder. Para que o outro lado, que desrespeita a lei, tema o cidadão de bem, e não o contrário [...] A propriedade privada é sagrada e ponto final” disse o presidente.

Leia mais:
Agrishow reúne Bolsonaro, Doria e ministros da Agricultura e do Meio Ambiente/
Bolsonaro anuncia R$ 1 bi para o seguro rural e defende “excludente de ilicitude” a proprietários rurais


Foto: Luan Porto

Compartilhar: