ORPLANA e IAC firmam parceria para inovação e sustentabilidade na cana-de-açúcar

ORPLANA e IAC firmam parceria para inovação e sustentabilidade na cana-de-açúcar

Protocolo de Intenções foi assinado durante o Cana Show nesta quarta-feira, 11, e reforça compromisso com a pesquisa aplicada, assistência técnica e práticas ambientais

A ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) e o IAC (Instituto Agronômico de Campinas) assinaram, nesta quarta-feira, 11, um Protocolo de Intenções que marca o início de uma colaboração estratégica entre as instituições.

 

A assinatura oficial aconteceu durante o Cana Show-IAC, evento realizado em Ribeirão Preto, e que marca um passo decisivo para o fortalecimento da inovação e da sustentabilidade no setor sucroenergético.

 

A parceria tem como foco principal impulsionar a produtividade e a competitividade dos produtores de cana-de-açúcar, com atenção especial à sustentabilidade, manejo de solo e água, rotação de culturas e adaptação às mudanças climáticas.

 

Para o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira, a união com o IAC reforça o compromisso das entidades em promover o desenvolvimento conjunto de ações voltadas à pesquisa, inovação e transferência de tecnologia para o campo.

 

"Esse protocolo simboliza um novo capítulo para a canavicultura brasileira. A aproximação com o IAC, um dos maiores centros de pesquisa do país, é essencial para levarmos a ciência à prática dos canaviais, acelerar a disseminação da inovação e fortalecer a nossa base produtiva", destaca.

 

A parceria também prevê o fortalecimento da assistência técnica e a construção de uma agenda estratégica comum entre as instituições, envolvendo temas prioritários como o uso eficiente de recursos naturais e a adequação às exigências ambientais, como o CBIOS.

 

Com essa formalização, ORPLANA e IAC iniciam uma nova fase de cooperação institucional, voltada à transformação concreta do setor, com impactos diretos para os produtores de cana-de-açúcar.

 

"Essa parceria estratégica traz um diferencial competitivo para os nossos produtores e reforça nosso compromisso com um futuro mais sustentável e tecnológico para o setor", conclui Nogueira.


Foto: divulgação

Compartilhar: