Produção de cana na região de Ribeirão Preto se mantém estável na safra 2019/2020

Produção de cana na região de Ribeirão Preto se mantém estável na safra 2019/2020

Levantamento do Instituto de Economia Agrícola mostra queda apenas em área nova plantada

A produção de cana na região de Ribeirão Preto se manteve estável na safra 2019/2020 em comparação com a safra anterior, segundo o terceiro levantamento da Previsão e Estimativa da Safra Agrícola divulgado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), do Governo Estadual. 

A única redução, segundo o estudo, foi na área nova plantada com cana, que apresentou redução de 43,4% em relação ao levantamento realizado no campo em novembro de 2019; contudo, a área a ser colhida foi similar.

Segundo o levantamento, o Escritório de Desenvolvimento Rural de Ribeirão Preto (EDR), composto por 19 municípios, teve uma produção de 27.764.112 toneladas de cana para a indústria, ante 27.972.262 na safra 2018/19. São 351.172 hectares plantados com cana neste ano, contra 352.664 hectares de área na safra passada. Já a produtividade se manteve nos 79,06 toneladas por hectares. Na safra 2018/19, essa produtividade foi de 79,32 t/ha.

A produção paulista de cana para indústria está concentrada em 25% das regionais, respondendo por 57% tanto do total da produção estadual, como da área em produção para esta safra. São os EDRs de: Barretos, Orlândia, Ribeirão Preto, Araraquara, Andradina, Jaboticabal, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Jaú e Catanduva. A produtividade média agrícola deste polo canavieiro é superior à média estadual, chegando a mais de 79.000 kg/ha.

Estado

A previsão da safra agrícola paulista canavieira totaliza 438,9 milhões de toneladas, uma variação positiva da ordem de 0,8% em relação à 2018/19 em consequência do aumento de 1,3% na produtividade agrícola, causado pelas condições edafoclimáticas adequadas na região produtora, que ao longo da safra foi de 78.662 kg/ha. Esse volume previsto para a presente safra ora divulgado, contempla a produção potencial paulista da cana para indústria, que tem como destino a moagem industrial para etanol e açúcar, destilarias, garapa e afins, inclusive a provável produção advinda de área bisada. Não está incluída nesta estatística a cana destinada para alimentação animal. Contudo, o setor dá indícios de que o volume a ser produzido nesta safra dirija-se, principalmente, à produção de açúcar.

A área plantada na safra agrícola 2019/20 é menor que a estimada em 2018/19 (-1,4%), quando se prevê colheita em 92,0% deste total. Há informação de que parte desses hectares reduzidos se deve à devolução de áreas arrendadas e de fornecedores, que preferiram substituir o plantio de cana-de-açúcar por outras culturas. A finalização de contratos de arrendamento tem sido habitual, principalmente nas áreas impróprias à colheita mecanizada, pois faz parte da estratégia das unidades de produção para se tornarem mais eficientes, visto que as áreas não adequadas à colheita mecanizada tendem a ser descontinuadas com o plantio de cana-de-açúcar. Entretanto, também não deve ser desprezada a crise que o mercado sucroalcooleiro viveu nos últimos anos que afetou o campo e a indústria. Comparativamente à safra passada, na presente safra canavieira, prevê-se redução de novos plantios da ordem de 9,7% da área plantada.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: