Setor agrícola se une para criar guia de boas práticas

Setor agrícola se une para criar guia de boas práticas

Objetivo de comissão de estudos é produzir o manual para montagem e monitoramento de adutoras

Empresas fornecedoras de tecnologia para projetos de adutoras de irrigação e fertirrigação, grandes usinas do setor sucroenergético e experientes consultores do segmento se uniram para criar uma comissão de estudos que irá produzir um Guia de Boas Práticas para Montagem e Monitoramento de Adutoras. A comissão foi formada durante a segunda reunião do Programa de Montagem e Monitoramento de Adutoras, realizada na sede do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar – GIFC, no dia 18 de fevereiro, em Ribeirão Preto.

Fazem parte da comissão representantes de Grupos como Bunge, Clealco, BP e Odebrecht, de empresas fornecedoras de soluções e tecnologia para adutoras como Petrofisa, Hidro Ambiental e Stringal, além de renomados consultores especializados em projetos, montagem e manutenção de adutoras como Osvaldo Arce de Brito, Clebio Matioli e Udo Rosenfeld.

De acordo com Marco Viana, superintendente do GIFC, a criação do programa nasceu da necessidade de encontrar soluções para vazamentos e rompimentos de adutoras que afetam usinas em todo o país. “O GIFC tem atuado como um fomentador do segmento, aproximando as empresas fabricantes e fornecedores de tecnologia para adutoras, as usinas e os especialistas na busca de uma formalização de procedimentos básicos e práticos, que serão úteis para novos projetos de adutoras e também para avaliação das condições de adutoras já instaladas e para sua manutenção”, explica Marco Viana.

 Criada a comissão de estudos, os trabalhos terão início na próxima reunião do programa, agendada para o mês de março.  Os participantes irão desenvolver um Guia de Boas Práticas para Montagem e Monitoramento de Adutoras. O material será divulgado e publicado em capítulos no site do GIFC – www.gifc.agr.br – e estará disponível para acesso aos associados do grupo. 

Sobre o GIFC

Sediado em Ribeirão Preto (SP), o Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar - GIFC é o primeiro grupo do gênero organizado no Brasil. Criado em 2012, o grupo promove a troca de informações e experiências por meio da realização de reuniões, palestras, seminários e outras iniciativas.  Entre os associados estão representantes de mais de 20% das unidades em operação no País. Participam dos encontros realizados pelo GIFC produtores, fornecedores, profissionais liberais, consultores, representantes de instituições de pesquisa e prestadores de serviços ligados ao setor de cana-de-açúcar.

A sustentação financeira do GIFC se dá por meio de patrocínio de empresas fabricantes de sistemas e acessórios de irrigação, bem como de serviços ligados à irrigação. São elas: NaanDanJain, IrrigaBrasil,  Valley, Basf,  Joplas Sudeste, Metos Brasil, Netafim, Petrofisa , Hidro-Ambiental e Irrigabras.


Foto: Divulgação

Compartilhar: