Unimed Ribeirão Preto: 60 dias de enfrentamento da Covid-19
Gustavo Ribeiro de Oliveira e Julio Cesar Paim

Unimed Ribeirão Preto: 60 dias de enfrentamento da Covid-19

Por Gustavo Ribeiro de Oliveira e Julio Cesar Paim

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Completamos no último dia 20 de maio os primeiros sessenta dias de enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus e queremos compartilhar com nossos clientes e com a sociedade um pouco do que temos feito neste período.

Sabemos que um dos pilares da governança de uma instituição sólida e sustentável é a transparência. E é dentro deste contexto que entendemos que a prestação de informações, espontânea e sem finalidade comercial, seja de grande utilidade para a sociedade.

Somente em Ribeirão Preto somos 147.500 clientes diretos e outros 30.000 vindos do sistema Cooperativo UNIMED que mensalmente fazem seus tratamentos de saúde conosco. Estes números, por si só, conferem à instituição o tamanho de uma cidade. Ou seja, apenas na singular Ribeirão Preto, se por analogia equiparássemos a UNIMED local a um município, ela seria maior que 97% dos municípios brasileiros, conforme os dados do IBGE.  

Neste período, as rotinas da instituição foram profundamente alteradas face à nova realidade trazida pela pandemia. Para seu enfrentamento, nosso trabalho foi alicerçado sobre quatro grandes diretrizes:

- Segurança dos médicos, colaboradores e equipes de saúde

- Segurança e assistência de qualidade de nossos clientes

- Ampliação de estruturas e oferta de novos serviços

- Cuidado com a comunidade em geral

Com responsabilidade e sensibilidade, o programa institucional CUIDANDO DE QUEM CUIDA ganhou ainda mais força. Destinado a cuidar da saúde física e emocional dos profissionais Unimed que cuidam de nossos clientes, trabalhamos todo time da cooperativa com apoio educacional, assistencial e psicológico.

Inúmeras reuniões científicas com os infectologistas e todo corpo clínico foram realizadas objetivando a troca de experiências e constante revisão dos protocolos clínicos, os quais incorporam as melhores práticas clínicas implementadas nos mais importantes centros de medicina do mundo.

Treinamentos especializados reforçaram todas as medidas de proteção individual e o correto uso de novos equipamentos para minimizar os riscos de contágio. Tivemos excelentes resultados com as políticas de segurança instituídas e um baixo número de afastamentos do trabalho, sem a presença de casos complexos entre nossos profissionais.

Realizamos uma ampla campanha de cobertura vacinal imunizando todos os nossos profissionais contra a gripe (Influenza), vírus que também circula nesta época do ano. 

Estabelecemos licença remunerada ou trabalho em regime de Home Office para todos os profissionais com 60 anos de idade ou mais, bem como para as gestantes e colaboradores em algum tratamento de doença imunológica, afinal CUIDAR DE QUEM CUIDA É FUNDAMENTAL!

Logo no mês de março, em menos de uma semana, colocamos em funcionamento uma nova Unidade na Avenida 9 de Julho nº 222 integralmente dedicada ao atendimento de clientes suspeitos de Coronavírus, além da moderna estrutura do Pronto Socorro do Hospital Unimed, que ganhou uma ala exclusiva e com isolamento total para os casos de Covid-19, sem qualquer prejuízo aos clientes que precisaram do serviço de urgência e emergência médica para outras doenças, sempre com segurança e os melhores cuidados de saúde.

Nossas crianças também ganharam uma nova unidade de Apoio Pediátrico, localizada ao lado do Unimed 24 horas, junto ao Hospital São Paulo, para onde foram triados os pequeninos com sintomas relacionados ao Coronavírus.

Ampliamos em 70% a capacidade de leitos de UTI no Hospital Unimed para o enfrentamento da pandemia.

Além da ampliação e da adequação dos serviços presenciais, imediatamente no início da pandemia colocamos no ar dois novos serviços de atendimento a distância, sendo um por central telefônica para esclarecimento de dúvidas e orientações de saúde, o Lig Med 0800 183 565; e um segundo canal via internet, com uma moderna plataforma de atendimento médico com Teleconsulta Médica, para nossos clientes com sintomas de Covid-19 (www.unimedcontraocoronavirus.com.br).

Para os pacientes portadores de doenças crônicas, cadastrados no programa de cuidados VIVER BEM, aumentamos o monitoramento por meio de equipes multidisciplinares, assegurando assim a continuidade de seus tratamentos e orientações importantes em central 0800 operando 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Balanço dos dois primeiros meses de atendimento

Especialmente em relação aos atendimentos de Covid-19, contabilizamos nestes primeiros 60 dias, apenas em nossas duas unidades de pronto socorro próprias, os seguintes números:

12.133 atendimentos de urgência em geral

2.679 pacientes tiveram suspeita de Coronavírus (sintomas gripais ou respiratórios)

Realizamos 845 testes laboratoriais e de imagem para diagnóstico

140 foi o número de pacientes confirmados com a Covid-19 e tratados em regime hospitalar

Foram 37 internações em enfermaria, com um óbito (paciente de 88 anos e várias comorbidades)

43 internações foram em UTI, incluindo casos muito graves (apenas na UTI do Hospital Unimed)

Dos 43 pacientes que passaram pela UTI, 41 tiveram alta para casa

A permanência em UTI para casos graves é superior a 16 dias, sempre com intubação (com caso > 40 dias)

7 pacientes continuam internados nesta data

A dedicação e a competência de nossos médicos e demais profissionais de saúde, associadas à qualidade, à tecnologia e aos protocolos clínicos de uma unidade totalmente isolada, nos possibilita informar que NENHUM DOS PACIENTES TRATADOS NA UTI DO HOSPITAL UNIMED COM COVID-19 EVOLUIU PARA ÓBITO.

Nota: dados relativos ao período de 20/3/2020 a 20/05/2020.

Cuidados com nossa comunidade

No campo social, contribuímos para o Fundo Social de Solidariedade do município com alimentos e produtos de limpeza para 100 famílias carentes.

Ainda neste mês de maio, por meio do PROJETO CONSULTA SOLIDÁRIA, iniciaremos o atendimento de telemedicina GRATUITO para cidadãos que não possuem plano de saúde e que estejam com sintomas de Coronavírus, necessitando de atendimento médico e orientações de saúde.

Não temos medido esforços e investimentos para cumprir a missão de oferecer assistência médica de qualidade, com ética e respeito aos milhares de clientes que confiam em nós.

Não obstante, as medidas de prevenção da doença, como a não aglomeração de pessoas, a higienização constante das mãos e a proteção de nariz e boca com o uso de máscaras, devem continuar implacáveis e ostensivas. 

Não sabemos quanto tempo a pandemia pode durar e quando teremos uma vacina ou uma nova medicação que cure a infecção, logo, as palavras de ordem são PREVENÇÃO e CAUTELA.

Como consequência desta gravíssima crise de saúde, vivemos os reflexos econômicos trazidos pela pandemia, com os quais também nos preocupamos. Neste sentido, como forma de não agravarmos o orçamento das famílias e dos pequenos negócios, SUSPENDEMOS todos os reajustes financeiros que incidiriam sobre os contratos com aniversário nos meses de maio, junho e julho de 2020.  Esta medida se aplicará aos contratos firmados na modalidade Familiar (Pessoas Físicas) e àqueles com pequenas empresas (assim definidas aquelas que possuem até trinta beneficiários no plano de saúde).

Conjuntamente com nossos médicos, colaboradores, gestores, dirigentes e conselheiros seguiremos buscando o melhor, trabalhando diuturnamente para superarmos este difícil momento que ameaça vidas, empregos, renda e famílias.


Gustavo Ribeiro de Oliveira
Presidente do Conselho de Administração


Julio Cesar Paim
Diretor Geral | CEO


Fotos: Divulgação

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