Apagão é registrado em Estados do Norte e Nordeste do Brasil
As equipes do ONS estão dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste do país

Apagão é registrado em Estados do Norte e Nordeste do Brasil

De acordo com o Operador Nacional do Sistema, a eletricidade deve retornar até o início da noite desta quarta, 21

Cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil estão sem luz na tarde desta quarta-feira, 21. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), houve o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nessas regiões, correspondendo a 22,5% da carga total do Sistema Interligado Nacional (SIN). A ONS informou que a energia deve reestruturar até o início da noite.

Em consequência da perda de energia, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW. 

Esses sistemas ficaram desconectados do Norte e Nordeste e às 16h15 desta quarta já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga usada. As equipes do ONS estão dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas do desligamento estão sendo investigadas. 

Segundo a Agência Ambiente Energia, as cidades que já confirmaram a falta de energia são Manaus (AM), Belém (PA), Palmas (TO), Araguaína (TO), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Aracajú (SE), São Luís (MA), Salvador (BA) e Maceió (AL).


 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: