"Aparecimento" do ET de Varginha completa 20 anos

"Aparecimento" do ET de Varginha completa 20 anos

Duas irmãs e uma amiga afirmaram ter visto um extraterrestre no dia 20 de janeiro de 1996

Há exatos 20 anos, um fenômeno dava início a uma grande especulação mundial. Três jovens garotas afirmavam ter testemunhado uma criatura diferente, nunca ante vista por aqueles olhos surpresos, mas curiosos. As irmãs Liliane Silva e Valquíria Silva, além da amiga de ambas, Kátia Xavier, moradoras da cidade de Varginha (MG), contaram que ao passar próximas a um terreno baldio no bairro Jardim Andere, avistaram uma criatura ou ser de singular aspecto humanóide ou antropóide, com características físicas marcantes e excêntricas.

Mas vamos do início. Varginha é uma cidade localizada no Sul de Minas Gerais e conta com aproximadamente 131 mil habitantes. O munícipio ficou conhecido em cenário mundial depois da famosa especulação sobre a aparição de um extraterrestre. Assuntos sobre vidas fora da Terra sempre foram motivo de dúvida, no entanto, muito populares. Quem é que não se lembra do filme dirigido por Steven Spielberg, E.T. – O Extraterrestre, ou do pânico registrado por Orson Welles em 1938, após uma transmissão de Guerra dos mundos, que espantou milhares de pessoas.

Em Varginha, as meninas alegaram que o ser que viram tinha pele de cor marrom, de aparência viscosa ou oleosa, magro, com olhos grandes e de cor vermelha e três protuberâncias na parte superior de uma grande cabeça.

Na época do fenômeno, as então três garotas, visivelmente abaladas emocionalmente, reafirmaram este relato diversas vezes e acrescentaram inclusive o relato de comunicação via "transmissão de pensamento" entre elas e o ser envolvido no evento, ou seja, elas afirmaram o que perceberam claramente ser um "pedido desesperado de socorro" da criatura.

Segundo boatos, a polêmica envolvendo o incidente de Varginha chegou ao ponto da mãe das irmãs Liliane e Valquíria afirmar que sua família foi submetida a uma tentativa de suborno por uma pessoa não identificada, para que não fizessem mais relatos sobre o caso. A mídia em geral informou que várias testemunhas do município de Varginha também confirmaram ter visto a tal criatura no mesmo dia que o dito pelas três garotas. Também notaram uma movimentação anormal de patrulhas da Polícia Militar, veículos do Exército e do Corpo de Bombeiros no município.

Verdade governamental

No Brasil, autoridades como as Forças Armadas e a Polícia Militar contradizem a maior parte das informações transmitidas pela mídia no evento de Varginha, mesmo diante da morte não explicada do policial militar Marco Chereze, supostamente envolvido na operação de captura e que, segundo sua irmã, teve contato físico direto com a criatura.

Uma investigação e uma sindicância foram realizadas por militares do Exército Brasileiro, incluindo o tenente coronel Lúcio Carlos Pereira, finalizada em 1997, cujo resultado foi levado a público em Outubro de 2010, e concluiu que o incidente não passara de um mal entendido.

Nessa linha, alega-se que Luiz Antônio de Paula, conhecido como Mudinho, é quem realmente estava no terreno. O homem era deficiente, e era morador de um local próximo ao terreno do suposto avistamento. Esse homem, portador de deficiências física e mental, é conhecido em Varginha e tem o hábito de se agachar e coletar pequenos objetos no chão.

De acordo com o Inquérito Policial Militar arquivado no Superior Tribunal Militar, a versão oficial é de que no dia do incidente, as testemunhas o avistaram agachado num canto do terreno, sujo de lama devido à chuva e entraram em pânico. O inquérito supôs então que as três jovens teriam confundido Mudinho com uma "criatura alienígena". Por outro lado, vários depoimentos atestaram que as garotas já estavam acostumadas a vê-lo naquela área e que não se confundiriam facilmente.

Nascida em Varginha e moradora da cidade, Amanda Silva afirma que pode se dizer que uma parte da população acredita que toda história dos ETs realmente aconteceu. E também há aquela outra parte que considera o incidente apenas uma lenda como qualquer outra. “Nunca saberemos se essa história de 20 anos atrás, de fato ocorreu”, diz.

Amanda conta que antigamente estes assuntos eram mais constantes na cidade. “Quando o caso ocorreu, acredito que foi algo que despertou o interesse da população e os fez pensar mais sobre todas essas possibilidades. No momento acredito também que os Varginhenses já se acostumaram com toda essa história. As únicas pessoas que eu sei, que dizem ter visto um alien são as irmãs que deram início a toda essa história”, comenta.

Mito ou verdade, a história movimenta de forma regular a economia do local: são estátuas atrativas para fotos, bonecos e todo tipo de marketing que chama atenção.

“Acredito que a fama é interessante sim, a partir do momento que não se torna uma obsessão para a população. É justamente por causa dela que Varginha criou essa identidade e ficou conhecida mundialmente”.


Fotos: Arquivo Pessoal e Divulgação

Compartilhar: