Aumenta em 5% a quantidade de recalls em automóveis no Brasil
Aumenta em 5% a quantidade de recalls em automóveis

Aumenta em 5% a quantidade de recalls em automóveis no Brasil

Em 2016, foram 122 campanhas ante 116 no ano de 2015; levantamento foi feito pela Fundação Procon-SP

A quantidade de recalls de veículos cresceu no Brasil. Segundo levantamento feito pela Fundação Procon-SP, foram 122 campanhas realizadas em 2016 ante 116 no ano de 2015. 

Sistemas de airbag foram novamente os que mais apresentaram problemas, com 27 campanhas e 978.922 veículos afetados. Em 2015 foram 21, aumento de 28%.

Em 2016 também houve recalls de alimentos e bebidas, produtos de informática, acessórios automotivos e produtos para saúde, com 14 campanhas ao todo. O maior número de afetados foi de um adaptador de tomada da Apple, que tinha o risco de quebrar e provocar choque elétrico nos consumidores, com 7.222.033 de unidades. De 2002 até 2016, foram registradas 1.074 campanhas de recall no Brasil.

Consulte o banco de dados de recall da Fundação Procon-SP aqui.

O que é recall?

O recall é um chamado que as empresas fazem quando um produto ou serviço apresenta um defeito que coloque em risco a saúde e a segurança do consumidor. O objetivo é corrigir problemas e prevenir acidentes. A medida está prevista no artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que estabelece que "o fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança".


Foto: Pixabay

Compartilhar: