Dia da Consciência Negra poderá ser feriado nacional
Em Ribeirão Preto, data não é mais feriado desde 2016

Dia da Consciência Negra poderá ser feriado nacional

Proposta de feriado nacional para o dia 20 de novembro foi aprovada no Senado

Foi aprovado no Senado na última segunda-feira, 23, o PLS 482, que torna o dia 20 de novembro um feriado nacional como o Dia de Zumbi e da Consciência Negra. A proposta do senador Randolfe Rodrigues (Rede–AP) que tramita desde 2017 agora se encaminha para a aprovação na Câmara dos Deputados. Se aprovada, será encaminhada para sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

O empreendedor do ramo da comunicação Evandro de Oliveira ressalta a importância da celebração. “É uma data de bastante reflexão e ainda de luta”. Ele ainda destaca o valor da discussão, haja visto que “diariamente vemos pessoas pretas sendo ‘confundidas’ com bandidos e ligadas à violência, ainda são poucas pessoas na universidade e olha que somos mais de 50% da população brasileira, muitos pretos empreendem por necessidade por não achar oportunidade de emprego”, declarou.

20 de novembro

O dia 20 de novembro lembra a história de dor e sofrimento de milhões de escravos que foram retirados de seus países e trazidos à força para trabalhar em um regime de escravidão no Brasil. “É uma data pra que todos nós enquanto sociedade se questione até quando vamos precisar lutar para sobreviver e estar vivo” diz Oliveira.

A comemoração do Dia de Zumbi e da Consciência Negra celebra a importância da cultura negra para a construção do nosso país, bem como enaltece uma grande figura histórica, Zumbi dos Palmares.

Natural do estado de Alagoas, Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares – comunidade formada por escravos que escaparam de fazendas no Brasil Colonial. O ícone da resistência negra não somente lutou contra escravidão, mas também pela liberdade de culto religioso e prática da cultura africana no país.

Ribeirão Preto

Desde 2016, o Dia da Consciência Negra não é mais feriado em Ribeirão Preto. No final de 2015, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo considerou ilegal a Lei Municipal 10.057 de 2004, que institui o “Dia da Consciência Negra em Ribeirão Preto”.  O processo teve início com uma ação civil pública movida pelo Ministério Público, a partir de uma representação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: