Ex-prefeito de Ribeirão Preto, Palocci é preso em nova fase da Lava Jato
Ex-prefeito de Ribeirão Preto é preso em nova fase da Lava Jato

Ex-prefeito de Ribeirão Preto, Palocci é preso em nova fase da Lava Jato

A 35ª fase da operação, intitulada de Omertá, teve início na manhã desta segunda-feira, 26

O ex-prefeito de Ribeirão Preto e ex-ministro da Casa Civil e da Fazenda, Antonio Palocci foi preso na manhã desta segunda-feira, 26, pela 35ª fase da Operação Lava Jato, em São Paulo.

Batizada de Operação Omertá, em referência ao pacto de silêncio dos mafiosos, a nova fase da Lava Jato recolheu evidências de que Palocci atuou diretamente como intermediário dos interesses da Odebrecht, a maior empreiteira do país e cujo diretor-presidente, Marcelo Odebrecht, está preso desde junho de 2015.

Em troca, o ex-ministro e seu grupo seriam supostamente agraciados com propina. A atuação de Palocci foi monitorada, por exemplo, na negociação de uma medida provisória que proporcionaria benefícios fiscais, no aumento da linha de crédito junto ao BNDES para a Odebrecht fechar negócios na África e em uma interferência na licitação para a compra de 21 navios sonda para exploração da camada pré-sal.

O local da prisão não foi identificado pela Polícia Federal. Um assessor do ex-prefeito também foi preso.

Em média, 180 policiais federais e auditores fiscais cumprem 27 mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária e 15 mandados de condução coercitiva.

Operação Omertà

O nome escolhido da operação “Omertà” é uma analogia à origem italiana do codinome que a construtora usava para fazer referência ao principal investigado da fase. Antonio Palocci era conhecido dentro da Odebrecht como “italiano” – nome que aparece em documentos apreendidos pela PF anteriormente.


Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

Compartilhar: