Lula diz que vai atender à ordem de prisão
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva falou pela primeira vez após o pedido de prisão feito pelo Juiz Sergio Moro

Lula diz que vai atender à ordem de prisão

Em discurso, o ex-presidente atacou MPF, Moro e a imprensa

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva falou pela primeira vez após o pedido de prisão feito pelo Juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro. Após a missa para homenagear Marisa Letícia, em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, Lula disse que atenderá à ordem de prisão, defendeu manifestações pelo país, e afirmou que vai provar a inocência.

“Eu estou sendo processado. Sou o único ser humano que é processado por um apartamento que não é meu. Eles sabem que o Globo mentiu quando disse que esse apartamento era meu, a Polícia Federal sabe que mentiu quando disse que era meu, o Ministério Público sabe que mentiu, e o Moro sabe que mentiu. Por isso, estou indignado, eu não os perdoo por terem passado para a sociedade que eu sou um ladrão”, declarou o ex-presidente no início do depoimento.

Lula, ainda, criticou a imprensa, defendeu a regulação dos meios de comunicação, e afirmou que o Juiz Sergio Moro o condenou por meio da mídia. “O que eles não se dão conta é que quanto mais me atacam, mais cresce a minha relação com o povo brasileiro. Vocês não podem condenar uma pessoa pela imprensa e depois julgar”.

Transferir responsabilidade

Lula disse que vai se apresentar à Polícia Federal e, com o ato, transferirá a responsabilidade. “Eu vou cumprir o mandado, e vocês vão ter que se transformar em Lula e fazer o que tem que ser feito. Eles têm que saber que a morte de um combatente não para a revolução”, disse o ex-presidente, que após terminar de falar, foi carregado por militantes que o acompanhavam.

“Eu vou atender o mandado deles, porque eu quero fazer a transferência de reponsabilidade. Eles acham que tudo que acontece é por minha culpa. Já tentarem me prender por obstrução de Justiça, agora por prisão preventiva, que é mais grave. Eles vão descobrir, pela primeira vez, que o problema desse país não se chama Lula, se chama a consciência de vocês, do povo trabalhador. As minhas ideias já estão pairando no ar, e não tem como prender. Não adianta achar que tudo vai parar no dia que o Lula tiver um enfarto, porque o meu coração vai bater no coração de vocês. Eu não pararei porque não sou um ser humano, eu sou uma ideia misturada com a de vocês”, declarou.

Atacou o MPF e Moro

O ex-presidente ainda atacou o procurador do Ministério Público Federal Deltan Dallagnol e o juiz Moro. “Deram a primazia dos bandidos fazerem pixuleco, me chamarem de ladrão. E digo todo dia, nenhum deles tem a coragem ou dormem com a consciência tranquila e com honestidade. Eu não estou acima da Justiça. Se eu não acreditasse nela, eu não teria saído em um partido político. Eu acredito numa Justiça justa. Baseado na prova concreta. Não posso admitir um procurador que elaborou um PowerPoint e disse que o PT é uma organização criminosa que nasceu para roubar o Brasil e, que o Lula é o chefe, e pode ser preso sem precisar de provas, só porque ele tem convicção”, disse.


Foto: Paulo Pinto/Agência PT

Compartilhar: