Polícia Federal de Ribeirão Preto realiza operação "Borderless"
Polícia Federal durante mandado

Polícia Federal de Ribeirão Preto realiza operação "Borderless"

Grupo prendeu casal suspeito de levar imigrantes de forma ilegal para os EUA

Na manhã desta sexta-feira, 29 de setembro, a Delegacia de Polícia Federal em Ribeirão Preto deflagrou a operação "Borderless", com a finalidade de investigar Associação Criminosa relacionada ao crime de Imigração Ilegal para o Estados Unidos.



 

Segundo o apurado, um casal residente na cidade de Ribeirão Preto-SP, contratou os serviços de um “coyote” com a finalidade de fazer a travessia e ingresso irregular no Estados Unidos através do México, sendo que, no momento da travessia, ocorrida no dia 12/03/2021, por via marítima entre Tijuana, México, com destino a San Diego na Califórnia, o barco naufragou e os corpos não foram encontrados até o momento, de forma a presumir o óbito dos brasileiros.



 

A investigação permitiu identificar o “coyote” brasileiro contratado para operacionalizar a travessia, bem como outros investigados que atuam como interpostas pessoas, os chamados laranjas, para depositar recursos da Associação Criminosa em suas contas bancárias e promover a lavagem de dinheiro no Brasil.



 

No total foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva nos Estados de Goiás, Minas Gerais e Pará. As condutas criminosas de Associação Criminosa e Promover Migração Ilegal estão previstas, respectivamente, nos arts. 288 e 232-A, do Código Penal, cujas penas mínimas e máximas, se somadas, atingem 03 a 08 anos.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: