Satisfação dos passageiros com aeroportos tem melhor nota histórica
Satisfação dos passageiros com aeroportos tem melhor nota histórica

Satisfação dos passageiros com aeroportos tem melhor nota histórica

Em uma escala que vai até 5, a nota registrada no primeiro trimestre deste ano foi 4,34

A satisfação geral dos passageiros com os principais aeroportos do Brasil atingiu maior índice desde que a pesquisa começou a ser feita pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MT), em 2013. Em uma escala que vai até 5, a nota registrada no primeiro trimestre deste ano foi 4,34.

Na comparação com os resultados do primeiro de trimestre do ano passado, quando a nota foi 4,19, houve um avanço de 4%. A Pesquisa Permanente de Satisfação dos Passageiros ouviu 13,8 mil pessoas nos 15 aeroportos que movimentam 80% do público que viaja de avião no Brasil.

O Aeroporto Internacional Afonso Pena / Curitiba - teve maior média trimestral, com nota 4,73. Em Cuiabá, o Aeroporto Internacional, teve maior evolução, com desempenho 23% melhor na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.

Considerando apenas o mês de março, Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior paulista, teve maior nota da história da pesquisa, com 4,96. Na avaliação trimestral, a nota do aeroporto caiu de 4,64, de janeiro a março de 2016, para 4,47 no primeiro trimestre deste ano.

O Aeroporto Internacional de Salvador, com (3,83) foi o único que ficou com nota abaixo de 4, que é a meta definida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

Indicadores

A pesquisa é composta por cinco grupos de indicadores, subdivididos em 38 itens, dos quais 76% ficaram com nota acima da meta (4).

O indicador que avalia a satisfação dos passageiros em relação aos serviços públicos recebeu melhor nota, com média de 4,56. O item cordialidade do funcionário da Aduana recebeu 4,62 pontos. O tempo de espera imigração foi o que menos agradou, mas, ainda assim, ficou com média de 4,39. 

O serviço das companhias aéreas foi o segundo melhor indicador na avaliação dos passageiros, com média de 4,34. Com destaque para a cordialidade dos funcionários do check-in. A velocidade de restituição de bagagens foi o item com pior nota (4,16).

Os serviços relacionados à infraestrutura aeroportuária tiveram média geral de 4,26. Em relação aos itens que compõem o grupo, o tempo de fila de inspeção de segurança recebeu melhor nota, com 4,50. Os itens com piores resultados, no entanto, foram a disponibilidade de tomadas (3,93) e a qualidade da internet/wi-fi (3,52).

Em relação à disponibilidade de transporte público, os usuários classificaram como 4,01. A pior avaliação ficou com o indicador facilidades ao passageiro, com nota 3,54. O custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes recebeu nota 2,89.


Foto: José Cruz/Agência Brasil

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