
Sobe para 19 o número de prisões por boca de urna no Estado de São Paulo
Em quatro ocorrências, 11 pessoas foram detidas em Jandira, a oeste da Grande São Paulo
No Estado de São Paulo, 19 pessoas foram presas neste domingo, 7, fazendo boca de urna, segundo balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em quatro ocorrências, 11 pessoas foram detidas em Jandira, a oeste da Grande São Paulo. Em outro caso, foram efetuadas quatro prisões em Parelheiros, extremo sul da capital. Em Santa Bárbara do Oeste, no interior do Estado, outra pessoa foi presa. Até o momento, foram contabilizados 12 casos de propaganda irregular.
Anteriormente, já haviam sido divulgadas três prisões por propaganda irregular e boca de urna durante a votação. Duas ocorrência aconteceram em São Carlos e uma em Santa Adélia, municípios do interior paulista. Em Birigui, foi registrada uma ocorrência de divulgação contrariando a lei com uso de alto-falante.
Em todo o Estado de São Paulo, 78 urnas precisaram ser substituídas. O número representa 0,07% dos 114 mil aparelhos de votação usados no Estado. De acordo com o TRE, a votação ocorre com tranquilidade e em apenas 13% das zonas eleitorais foram verificadas filas com mais de dez pessoas. Em 57% dos locais de votação as filas são muito pequenas e em 37% não há fila.
Boatos
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, diz que o tribunal tem averiguado todas as denúncias recebidas sobre problemas na votação ou nas urnas. Ele alertou, entretanto, para a disseminação de boatos. “Nós temos que examinar essas queixas dentro do ambiente eleitoral atual que nós vivemos”, enfatizou sobre a forte polarização pela qual o país passa no momento. “Nós temos que trabalhar as notícias com muito cuidado. O que se tem verificado é muita trucagem, muita notícia de origem duvidosa, maledicente”, ressaltou.
Foto: Arquivo Revide