Um ano após invasão no Congresso Nacional, Palácios e parte do acervo foram restaurados

Um ano após invasão no Congresso Nacional, Palácios e parte do acervo foram restaurados

Prejuízos foram milionários e perdas irreparáveis

Convocados pelo Presidente da República, Luiz Inácio, as principais autoridades da República se reúnem nesta segunda-feira, 8 de janeiro, no Congresso Nacional para o ato denominado Democracia Inabalada, que marca o aniversário de um ano dos ataques às sedes dos Três Poderes da República, em 8 de janeiro de 2023.



 

Naquele dia, milhares de apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro, insatisfeitos com a eleição e posse de Lula, invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal, onde questionavam a legitimidade da eleição presidencial e pediam intervenção militar. 



 

O ato no Congresso pretende reunir, além de Lula e seus ministros, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, governadores de Estados e Ministros do Supremo Tribunal Federal, como Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.



 

Um ano depois, foram denunciadas 1.300 pessoas, 30 condenados e cerca de 70 prisões preventivas. O saldo indicam uma firme resposta institucional mas ainda não contam toda a história. Permanece, no entanto, uma interrogação sobre quando a Justiça enfrentará integrantes das Forças Armadas que tenham se envolvido (por ação ou omissão) na invasão, além de financiadores e instigadores.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: