Unidos pela Vacina busca acelerar processo de imunização contra Covid-19 no Brasil
Movimento Unidos pela Vacina busca acelerar processo de imunização contra Covid-19

Unidos pela Vacina busca acelerar processo de imunização contra Covid-19 no Brasil

O intuito é tornar a vacinação viável para todos os brasileiros até o final do ano

Para acelerar o processo de imunização contra a Covid-19 no Brasil, o Movimento Unidos pela Vacina reúne mais de 3 mil empresários, artistas, atletas, cientistas, e Organizações não Governamentais (ONGs) com o propósito de tornar a vacinação viável para todos os brasileiros até o final do ano, como explica Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil.  “Nessa corrida pela vida, contra essa pandemia sem precedentes, cada minuto importa. Não estamos medindo esforços para que possamos concretizar nosso objetivo de tornar viável a vacinação para cada brasileiro deste país até setembro, e colocar fim à essa situação tão dolorosa para nós e para o mundo". 

O movimento contribuiu em diversas frentes de trabalho junto ao Governo Federal, aos Estados, municípios, e meios de comunicação, para facilitar o processo de vacinação e  identificar as necessidades, como a locomoção para enfermeiros aplicarem a vacina em domicílio, doações de materiais essenciais para a aplicação da vacina, geladeiras com termômetro para armazenamento do imunizante, computadores e rede wi-fi para permitir o registro e transmissão de dados da vacinação. 

Para ajudar a solucionar problemas como esses, em parceira com o Instituto Locomotiva e especialistas da área médica, foi criado um aplicativo de questionário com o intuito de fazerem uma pesquisa em 5.570 municípios analisando as condições de infraestrutura para a vacinação. “Já obtivemos muitas respostas. Mas precisamos que as cidades enviem essas informações através do aplicativo. Quanto mais rápido identificarmos os entraves que impedem ou atrasam a vacinação, mais rápido podemos contribuir com a solução”, explica Marcelo Silva, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV). 

Nas três cidades escolhidas como projeto-piloto Maranguape (CE), Nova Lima (MG) e Rio de Janeiro (RJ), as ações se encontram em andamento das buscas de soluções inovadoras que possam ser replicadas para outros estados e municípios, fazendo com que empresas parceiras do movimento adotem cidades para que supram as necessidades, garantindo um processo de vacinação seguro e efetivo da população.

Contribuição

Em Maranguape, uma das iniciativas para facilitar a locomoção da população mais vulnerável aos postos de vacinação é usando o aplicativo de transporte Uber para arrecadar créditos para o deslocamento.  Já no Rio de Janeiro, o movimento se uniu à Secretaria Municipal de Saúde para contribuir na montagem de 08 polos de vacinação drive-thru espalhados em diferentes pontos, e no estado são 16 cidades apoiadas. Em Minas Gerais, das mais de 800 cidades, 320 delas já contam com patrocinadores fixos. Nova Lima é uma delas, estando em fase final de montagem infraestrutura completa para a realização de 03 sistemas de drive-thru. Também já foram adotadas 139 cidades no Tocantins e 26 em Pernambuco.  

 


Imagem: Freepik

Compartilhar: